O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Bate-papo Literário

O projeto Bate-papo Literário desenvolvido pelo SESI-SP tem como intuito fomentar o hábito da leitura oferecendo ao público do SESI-SP e do Centro Cultural Fiesp a oportunidade de acesso a mais uma modalidade de atividade literária, cuja organização e acompanhamento se dá pela equipe de Difusão Literária do SESI-SP. 

A fim de se conquistar a independência como um leitor fluente, a leitura frequente é fundamental. É algo a ser instigado e inserido no cotidiano das pessoas, desde a infância. A prática gradativa conduzirá a diversos aspectos positivos, entre eles, a ampliação da linguagem e o aprendizado correto da grafia das palavras. O efeito é cumulativo, pois quanto melhor o entendimento, maior será a atração do leitor por textos que possam instigá-lo. 

Sempre haverá um tipo de livro interessante a alguém, basta indicar, sugerir, torná-lo acessível. E é esse o objetivo do SESI-SP, por meio do Bate-Papo Literário SESI-SP, com encontros entre escritores e expoentes da arte literária, acontecem reflexões e discussões acerca dos mais variados temas da leitura e literatura. 



CONFIRA O QUE JÁ ROLOU

 

2023

 

 

Bate-papo Literário: Japão: das Antigas Lendas aos Modernos Animes

No dia 13 de setembro, aconteceu no Centro Cultural FIESP, o Bate-papo Literário
Japão: das Antigas Lendas aos Modernos Animes.
O palestrante André Kondo, trouxe para o público de forma interativa e descontraída, aspectos culturais japoneses por meio de animes, mangás e cosplayers, realizando uma contextualização sobre o país oriental, permeando as antigas lendas e yokais.

Bate-papo Literário: Poeteria, Poesia e Terapia

No dia 12 de julho, aconteceu no Centro Cultural FIESP, o Bate-papo Literário Poeteria, Poesia e Terapia. A palestrante Cynthia Magno Panca trouxe a percepção de como a escrita e a poesia, ao longo da vida, se faz presente nos momentos em que o poeta, escritor mais precisa verbalizar, exteriorizar sentimentos e emoções. O público teve a oportunidade de expor seu potencial criativo, indo além de seus limites e influências do cotidiano, encontrando a paz estável e satisfação, experenciando o silêncio consciente, criativo e produtivo. O Bate-papo fomenta o incentivo à leitura e encoraja a publicação de escritas autorais.

 
2022

 

 

Bate-papo Literário: Inventário do Azul
(Mediação: Evelyn Ruani)

O Centro Cultural Fiesp (CCF), em parceria com a equipe de Cultura Sesi, realizou no dia 29 de junho o Bate-papo Literário, que teve como tema o livro Inventário do Azul, publicado pelo selo Alfaguara, da Companhia das Letras. Para discorrer sobre o assunto, o convidado foi o autor João Anzanello Carrascoza, um dos nomes mais notáveis da literatura brasileira contemporânea. O público que participou do encontro, teve a oportunidade de interagir e se aproximar tanto do autor quanto da sua obra.

Bate-papo Literário: Mulheres de Machado
(Mediação Marici Salomão e César Baptista)

Para dar início ao ciclo de bate-papos literários de 2022, o Centro Cultural Fiesp (CCF), em parceria com a equipe de Cultura Sesi e a Sesi-SP Editora, realizou no dia 22 de fevereiro a primeira live literária do ano, cuja temática foi: Representações da mulher através de personagens de Machado de Assis.

Para discorrer sobre o assunto, o qual teve como base o livro Mulheres de Machado (Sesi-SP Editora), os convidados foram: o autor e especialista em literatura machadiana Luiz Antonio Aguiar e a influenciadora digital dos canais Realidade literal (Instagram) e Literatura sem frescura (podcast), Thaíse Dias. Fãs da literatura de Machado de Assis, ou quem teve interesse em conhecê-lo um pouco mais tiveram a oportunidade de se aproximar tanto do autor quanto da sua obra, por meio de algumas das suas principais personagens femininas do romance brasileiro - como: Helena, Marcela, Sofia e, é claro, Capitu.

2021

 

 

Cultura Cigana
Florência Ferrari e Tiago Ferreira (Mediação de Evelyn Ruani)

Bate-papo Literário SESI-SP Publicações de dramaturgias brasileiras
Isabel Diegues (Cobogó), Assis Benevenuto (Javali) e Philippe Curimbaba Freitas (Temporal)
 (Mediação Marici Salomão e César Baptista)

Bate-papo Literário SESI-SP Uagadu: uma odisseia africana 
Marco Haurélio e Arlene Holanda
 (Mediação Felínio Freitas) 

Bate-papo Literário SESI-SP The End 
Marcelo Castro
 (Mediação: Tiago Mariano)

 

Leia também