O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Último mês para visitar a exposição de Celina Portella no Centro Cultural Fiesp

A mostra é composta por obras da artista Celina Portella e ficará em cartaz na Galeria de Fotos do CCF na Avenida Paulista, 1313

A mostra é composta por obras da artista Celina Portella e ficará em cartaz na Galeria de Fotos do CCF na Avenida Paulista, 1313

 Por: Sesi São Paulo
23/05/202217:13- atualizado às 17:09 em 03/10/2022

O Centro Cultural Fiesp (CCF) apresenta em São Paulo a exposição Corpo da Obra, da artista Celina Portella, com curadoria de Ângela Berlinde. O período expositivo tem início no dia 25 de maio e vai até 30 de outubro. A visitação é gratuita e pode ser feita de quarta à domingo, das 10h às 20h.

A mostra apresenta as produções da artista realizadas durante a última década e conta com fotoperfomances, videoinstalações e foto-objetos. Reúne obras das séries Dobras, Cortes, Ocos, Puxa, Quadros cortados, Movimento ao quadrado, Foto-pinturas e Fogo. A instalação dialoga com a arquitetura do espaço e a bidimensionalidade do papel, usando os cantos, chão e teto do espaço como ocupação expositiva.

O trabalho da artista é marcado pelo hibridismo de linguagens e pela inserção de seu próprio corpo. A coleção exposta conduz o espectador para dentro e para fora da sua obra, ao transgredir as fronteiras das molduras com cortes, dobras, queimaduras, pinturas e diálogo com o corpo. 

“Ao usar múltiplas possibilidades da fotografia contemporânea, colocando o seu corpo bem no centro da obra, a artista atrai atenções com a capacidade lúdica das suas peças, despertando consciências, comunicando com o seu público através do choque ou confronto visual que as suas performances provocam”, explica a curadora Ângela Berlinde. A mostra, com cerca de 40 obras, é um convite da artista para refletir sobre a relação entre sujeito e objeto na arte.

A artista

Celina Portella [Rio de Janeiro, 1977] estudou Design na PUC-Rio e se formou em artes plásticas na Université Paris VIII. Foi premiada pelo Luxemburg Art Prize 2021, pelo Salon ACME, cidade do México, 2020, pela XX Bienal Internacional de Artes Visuales de Santa Cruz, Bolívia, 2016, e pelo II Concurso de Videoarte da Fundaj, Recife, 2008. Participou das residências artísticas na Casa Wabi, em Puerto Escondido, México, nos Bag Factory Artists’ Studios, em Johanesburgo, África do Sul ; no Centre International d'Accueil et d'Échanges des Récollets, em Paris, França ; no LABMIS, em São Paulo, entre outras. Foi contemplada por diferentes bolsas de criação e desenvolveu projetos em diversas instituições e galerias no Brasil e no exterior.

A curadora

Ângela Berlinde [Porto, 1975] é artista e curadora independente em Fotografia, com doutorado em Comunicação Visual na Universidade do Minho, Portugal. É cofundadora do Festival português Encontros da Imagem, em Braga, Portugal. Trabalha ativamente como curadora de artes visuais de mostras nacionais e internacionais. Em 2018, foi uma das curadoras convidadas da Bienal de Fotografia de Beijng, na China. Desde 2017 integra o conselho de curadores do Museu da Fotografia em Fortaleza, Brasil e atualmente é conselheira artística do Programa de Fotografia da Secretaria de Cultura do Ceará.

Serviço

Exposição Corpo da Obra

Artista: Celina Portella

Local: Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp - Av. Paulista, 1.313

Curadoria: Ângela Berlinde

Produção executiva: Cará Produções e Diana Vaz

Abertura para convidados: 24 de maio, às 19h.

Visitação: de 25 de maio a 30 de outubro de 2022. 

Quarta a domingo, das 10h às 20h

Leia também