Qualidade de vida

Musa – Mulher Saudável

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e sua taxa de incidência aumenta em todo o mundo. Na fase inicial, antes da disseminação para outros órgãos, o tumor mede menos de 1 centímetro e as chances de cura são da ordem de 95%, desde que haja o diagnóstico precoce.

O melhor método para se diagnosticar o câncer de mama é a mamografia, todavia, esse exame ainda não é realizado por grande parte das brasileiras, seja pela falta de acesso a serviços de saúde, seja pela falta de conscientização sobre a importância do exame.

Atento a essas dificuldades, o Sesi-SP leva para as empresas uma solução prática e moderna: a Unidade Móvel de Mamografia – UMM, com o projeto Musa – Mulher Saudável, que oferece às trabalhadoras da indústria todas as condições para a realização do exame preventivo.

Totalmente desenvolvida para esse fim, a unidade móvel está equipada com um mamógrafo digital e possui um ambiente preparado para oferecer privacidade, tranquilidade e conforto para a paciente.

Entre em contato com a unidade do Sesi-SP mais próxima da sua região e saiba mais sobre a UMM e o projeto Musa.

Objetivos

  • Aumentar o número de exames de rastreamento de câncer de mama, ou mamografias, realizados no Estado de São Paulo.
  • Facilitar o acesso das trabalhadoras da indústria paulista ao serviço médico de diagnóstico.
  • Reduzir gastos com a atenção curativa e minimizar sequelas físicas e emocionais.
  • Realizar ações educativas com as trabalhadoras e, consequentemente, com suas famílias quanto à importância dos cuidados da saúde preventivos.
  • Melhorar a qualidade de vida no âmbito laboral e familiar.

Sobre o serviço

Os exames de mamografia serão realizados, mediante agendamento, em uma unidade móvel totalmente desenvolvida para esse fim.

Em reunião com representantes da empresa e do Sesi-SP, alguns dados deverão ser coletados para o levantamento das necessidades, planejamento das ações e determinação do atendimento e do período de permanência da unidade móvel na empresa. São eles:

  • o número de trabalhadoras que atendem os critérios de elegibilidade para realização do exame, conforme descritos a seguir, em Requisitos;
  • o envolvimento do médico do trabalho da empresa e/ou enfermeiro a fim de realizar o pedido do exame para pessoas que não se enquadrem no perfil do público-alvo e de dar a devolutiva individual para cada trabalhador avaliado; 
  • a definição dos horários de atendimento, segundo os turnos da empresa;
  • a operacionalização do agendamento dos exames;
  • o planejamento da rede de estabelecimentos de saúde da comunidade local – público ou do plano de saúde – para posterior encaminhamento da trabalhadora cujo resultado do exame foi positivo.

Os critérios de elegibilidade para a realização do exame de mamografia na unidade móvel são:

  • ser trabalhadora da indústria ou pertencer ao público-alvo a ser atendido pelo contrato firmado entre a empresa e o Sesi-SP;
  • ter 40 anos ou mais de idade ou ter indicação médica, no caso de mulheres que tem menos de 40 anos;
  • ter realizado o último exame anual de mamografia no mínimo dez meses antes da data de instalação da unidade na empresa;
  • apresentar pedido médico, no caso de homens.

Todas as mulheres submetidas ao rastreamento devem ter acesso garantido aos demais procedimentos de investigação diagnóstica e de tratamento, quando necessário, e ao acompanhamento das alterações encontradas. Para tanto, no caso de a empresa atendida não possuir plano de saúde, será responsabilidade do Centro de Atividades prospectar a articulação de parcerias com as Secretarias de Saúde dos municípios envolvidos.

Duração  O tempo de permanência da unidade na empresa varia de acordo com a quantidade de exames, 24 atendimentos ao dia correspondem a 6 horas de atividade. Cada exame dura em média 15 minutos. 
A quem se destina  Trabalhadoras com 40 anos ou mais de empresas beneficiárias – contribuintes do segmento industrial –, de empresas não beneficiárias – não contribuintes – ou de outros locais que atendam a infraestrutura necessária para a instalação da unidade móvel. 
Onde encontrar  Em todas as 55 unidades do Sesi no Estado de São Paulo. Para mais informações, entre em contato com a mais próxima. Clique aqui e confira a lista de endereços e telefones das unidades do Sesi-SP.
Investimento e retorno  A cobertura de gastos e a infraestrutura necessária para o recebimento da Unidade Móvel de Mamografia ficarão a cargo da empresa contratante. 

Requisitos para a instalação da unidade: 
  • ponto de energia elétrica compatível – trifásico, 220 v ou 380 v, 25 kVA – e de água e esgoto diretamente na rede; 
  • local adequado, com fácil acesso e longe de ruídos excessivos, que será vistoriado e aprovado pelo representante do Sesi-SP do Centro de Atividades responsável, além disso, deve ser próximo a instalações sanitárias e seguro, longe de depósitos de combustível, explosivos, sala caldeira, movimentação de carga ou área produtiva que ofereça riscos de acidente, poeira excessiva e gases tóxicos; 
  • altura de 4,5m; 
  • área mínima de manobra de 12 m x 6 m; 
  • cabo de energia; 
  • piso térreo, plano, regular e firme, com fácil acesso a equipamentos e pessoas a serem atendidas; 
  • recomenda-se que, por ocasião do deslocamento, sejam tomadas medidas de conservação básicas necessárias, como a limpeza externa e interna. 
Como retorno, a empresa conta com a facilidade de ter, in company, uma unidade equipada com um mamógrafo digital em ambiente preparado para oferecer privacidade, tranquilidade e conforto para as trabalhadoras, com capacidade de 480 atendimentos por mês.