Qualidade de vida

Manuais de Segurança e Saúde no Trabalho

O Sesi-SP tem uma sólida tradição de apoio à indústria paulista na área de segurança e saúde. Desde 2002 vêm sendo publicados manuais com esse tema, voltados a segmentos específicos da indústria. De forma simples e educativa, são apresentados os riscos presentes nas diferentes etapas dos processos produtivos e as sugestões de boas práticas para proteção dos trabalhadores e adequação à legislação vigente.

A equipe multiprofissional de Segurança e Saúde do Sesi-SP está trabalhando na atualização dessas publicações. A segunda edição do Manual de Segurança e Saúde no Trabalho – Indústria Galvânica está em fase de finalização, já os manuais Indústria da Construção e Indústria Calçadista estão em revisão.

Manual de Segurança e Saúde no Trabalho – Indústria Galvânica (versão 2007)
Apresenta dados do setor e aborda os processos de produção e os riscos a eles associados para dois segmentos da indústria: o tratamento de superfícies – galvanoplastia – e a fabricação de bijuterias e semijoias.

Na edição atualizada, além da proteção à saúde dos trabalhadores, são dadas orientações relacionadas à preservação do meio ambiente, relativas ao armazenamento e descarte dos produtos químicos utilizados.

Manual de Segurança e Saúde no Trabalho - Indústria Galvânica (versão atualizada)

Manual de Segurança Indústria Galvânica

Manual de Segurança e Saúde no Trabalho – Indústria da Construção Civil – Edificações
Esse segmento da indústria é o que reúne o maior volume de emprego no Brasil. O Estado de São Paulo concentra uma parte significativa desses trabalhadores. O manual enfatiza a prevenção dos acidentes e doenças relacionados ao trabalho, recomendando boas práticas.

Manual de Segurança Indústria de Edificações

Manual de Segurança e Saúde no Trabalho – Indústria Calçadista
A publicação aborda os processos de produção e os riscos associados à fabricação de calçados. Assim, como os demais, esse manual se baseia em uma pesquisa de campo com indústrias do setor. Na edição atualizada, além da proteção à saúde dos trabalhadores, são dadas orientações relacionadas à preservação do meio ambiente e redução de custos por meio do reaproveitamento de resíduos e sobras, por exemplo.

Outros títulos da Coleção Manuais

A quem se destina 

Empresas beneficiárias – contribuintes do segmento industrial. 
Empresas não beneficiárias – não contribuintes.

Onde encontrar  Nesta página, nos títulos de cada manual, que são links para download gratuito em PDF.