Qualidade de vida

Ergonomia

Ergonomia

Distúrbios musculoesqueléticos são a segunda causa de afastamentos do trabalho no Brasil e no mundo. O Sesi São Paulo conta com um quadro qualificado de ergonomistas que atendem a indústria com uma gama completa de serviços, desde a análise de postos de trabalho até o suporte e a capacitação para uma gestão integrada de segurança e saúde. Utilize os serviços de ergonomia do Sesi-SP.

Análise Ergonômica do Trabalho – AET | Norma Regulamentadora – NR 17
Avaliação dos postos de trabalho para diagnóstico de inadequações à legislação do Ministério do Trabalho, em especial à NR 17. Os dados são coletados em levantamento de campo – baseado em observação do trabalho, análise de parâmetros ambientais e entrevistas – e compilados em um relatório que mapeia as inadequações e apresenta recomendações de modificações, priorizadas segundo o grau de criticidade. Essa análise é um dos documentos necessários para que a indústria possa melhorar a gestão de segurança, saúde e qualidade de vida.

Auditoria Documental
Os profissionais de ergonomia do Sesi-SP analisam os procedimentos de seus clientes na gestão das condições de trabalho, identificando seus pontos positivos e apontando melhorias possíveis. Trata-se de um serviço totalmente customizado para atender às demandas da empresa.

Formação do Comitê de Ergonomia
O corpo técnico do Sesi-SP capacita e assessora os funcionários para que a indústria crie e desenvolva um comitê de ergonomia. Os assessores preparam os integrantes e, com base nos levantamentos de riscos e dados de saúde e absenteísmo, dão apoio técnico ao comitê, organizando as informações necessárias para que se defina um plano que atenda as prioridades de ação.

Duração  Análise Ergonômica do Trabalho – AET: Varia de acordo com o número de postos de trabalho que será analisado. O tempo para cada um é de 4 a 7 horas.
Auditoria Documental: Varia conforme o tamanho da empresa.
Formação de Comitê de Ergonomia: Curso de 20 horas, além da assessoria para a implantação. O curso é fixo e as horas de assessoria são variáveis em função do tamanho da empresa e do grau de organização prévia.
A quem se destina  Empresas beneficiárias – contribuintes do segmento industrial.
Empresas não beneficiárias – não contribuintes. 
Onde encontrar  Em todas as 55 unidades do Sesi no Estado de São Paulo. Para mais informações, entre em contato com a mais próxima. Clique aqui e confira a lista de endereços e telefones das unidades do Sesi-SP.
Investimento e retorno  Consulte os coordenadores de qualidade de vida da unidade mais próxima para uma proposta sob medida. Os serviços de Ergonomia do Sesi-SP permitem que a indústria atenda à legislação específica: o relatório de Análise Ergonômica do Trabalho – AET é formulado de acordo com o Manual de Aplicação da NR 17, oferecendo orientações para a definição do plano de gerenciamento de ergonomia e suporte técnico especializado para o projeto de soluções. O curso de Ergonomia Básica, com duração de 20 horas, ministrado por ocasião da Formação do Comitê de Ergonomia, oferece certificados.