Qualidade de vida

Cursos de Segurança e Saúde no Trabalho

A área de Educação Continuada do Sesi-SP propõe soluções para um atendimento eficiente ao trabalhador da indústria, dispondo de cursos de atualização que utilizam metodologias dinâmicas e interativas, mediante recursos didáticos impressos e/ou virtuais.

Tendo em vista a expansão tecnológica e a necessidade da indústria de atender as exigências do mundo do trabalho e promover a competitividade, os cursos associam teoria e prática dentro do cotidiano do trabalhador.

No âmbito da segurança e saúde no trabalho, o Sesi-SP conta com o portfólio de cursos listados a seguir.

  • Treinamento para Membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Cipa | Norma Regulamentadora – NR 5
    Carga horária: 20 horas.
    Objetivo: Conscientizar os membros da Cipa quanto à importância da atitude individual relacionada às questões de segurança e saúde no trabalho e incentivar sua postura proativa, ressaltando o envolvimento na prevenção de acidentes e doenças no trabalho. 
  • Utilização de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, Auditivos e Respiratórios
    Carga horária: 4 horas.
    Objetivo: Proporcionar conhecimento específico na área de equipamentos de proteção individual relacionados à audição e respiração, para que o participante possa fazer a utilização efetiva desses recursos, assegurando-lhe condições favoráveis à execução de seu trabalho e propiciando à empresa o cumprimento de leis e normas vigentes. 
  • Grupo de Representação dos Trabalhadores do Benzeno – GTB
    Carga horária: 20 horas.
    Objetivo: Preparar e conscientizar os trabalhadores quanto aos riscos do benzeno e suas respectivas medidas de prevenção, em dois módulos de curso: higiene ocupacional e saúde ocupacional. 
  • Programa de Conservação Auditiva – Da Teoria à Prática
    Carga horária: 4 horas.
    Objetivo: Abordar a necessidade legal e a importância do desenvolvimento de um programa de conservação auditiva nas empresas, permitindo uma reflexão sobre as possibilidades de implantá-lo e desenvolvê-lo frente às diferentes realidades dos ambientes de trabalho. 
  • Primeiros-Socorros
    Carga horária: 4 horas e 8 horas.
    Objetivo: Oferecer às empresas capacitação dos trabalhadores da indústria para atuarem em situações de emergência, prestando os primeiros cuidados, anteriores a um atendimento especializado. 
  • Ergonomia | Norma Regulamentadora – NR 17
    Carga horária: 4 horas.
    Objetivo: Apresentar aos participantes a legislação de ergonomia e as ações que devem ser tomadas para atendê-la. 
  • Ergonomia Básica
    Carga horária: 20 horas.
    Objetivo: Preparar a empresa para instalar uma gestão integrada de ergonomia, por meio da formação de um comitê para a melhoria das condições de trabalho. 
  • Ferramentas de Análise de Risco Biomecânico
    Carga horária: de 4 a 20 horas, dependendo do número de ferramentas abordadas.
    Objetivo: Capacitar os integrantes do comitê de ergonomia para que façam um screening das prioridades de análise e intervenção para melhoria. 
  • Ergonomia na Indústria da Construção
    Carga horária: 8 horas.
    Objetivo: Apresentar conceitos básicos de ergonomia voltados para o segmento da indústria da construção civil, contribuindo para a introdução desses conceitos no gerenciamento da obra e do canteiro. 
Duração  Varia de acordo com as necessidades da empresa. 
A quem se destina  Empresas beneficiárias – contribuintes do segmento industrial. 
Empresas não beneficiárias – não contribuintes. 
Onde encontrar  Em todas as 55 unidades do Sesi no Estado de São Paulo. Para mais informações, entre em contato com a mais próxima. Clique aqui e confira a lista de endereços e telefones das unidades do Sesi-SP.
Investimento e retorno  O investimento é variável em função das necessidades da empresa. Em contrapartida, ela se resguarda ao permanecer em conformidade com a legislação vigente, além de preparar e conscientizar seus trabalhadores.