Qualidade de vida

Consultas Clínicas Ocupacionais e Exames Complementares

De acordo com a Norma Regulamentadora – NR 7, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO deve incluir a realização obrigatória das consultas clínicas ocupacionais: admissional, periódica, de retorno ao trabalho, de mudança de função e demissional.

As consultas são realizadas por médicos do trabalho, e os atendimentos podem acontecer no Sesi-SP, em clínicas credenciadas ou na própria empresa, obedecendo aos prazos e à periodicidade proposta pelo médico coordenador no PCMSO. Ao final de cada consulta é emitido um Atestado de Saúde Ocupacional – ASO para o trabalhador.

Os exames compreendem a avaliação clínica, abrangendo anamnese ocupacional, exame físico e mental e os complementares, realizados de acordo com os termos específicos da NR 7.

O Sesi-SP, além das consultas clínicas, oferece os seguintes exames:

  • audiometria ocupacional;
  • acuidade visual;
  • espirometria;
  • eletrocardiograma;
  • eletroencefalograma;
  • avaliação psicossocial;
  • exames laboratoriais toxicológicos e clínicos.
Duração  Varia de acordo com as necessidades da empresa. 
A quem se destina  Empresas beneficiárias – contribuintes do segmento industrial. 
Empresas não beneficiárias – não contribuintes. 
Onde encontrar  Em todas as 55 unidades do Sesi no Estado de São Paulo. Para mais informações, entre em contato com a mais próxima. Clique aqui e confira a lista de endereços e telefones das unidades do Sesi-SP.
Investimento e retorno  O investimento é variável em função das necessidades da empresa. Em contrapartida, além do atestado para o trabalhador, a empresa se resguarda de possíveis ações trabalhistas relacionadas a doenças, permanece em conformidade com a legislação vigente e pode monitorar o estado de saúde dos seus colaboradores.