Qualidade de vida

Alimente-se bem

Programa Alimente-se Bem

Programa de educação nutricional, criado em 1999, para difundir o conceito do aproveitamento integral dos alimentos aos trabalhadores da indústria, sua família e à comunidade em geral.

Uma metodologia inovadora. Seus princípios foram determinados  a partir de pesquisas realizadas por nutricionistas da entidade, que verificaram hábitos alimentares no Estado, preço dos alimentos e teor nutritivo. Observaram, também, grande desperdício de partes importantes dos alimentos, na maioria das vezes por desconhecimento de suas propriedades e possibilidades culinárias. A partir dessas informações, foram desenvolvidas receitas que utilizam cascas, talos, folhas e ramas e dão origem a pratos saborosos, saudáveis, nutritivos e econômicos.

Curso do Programa Alimente-se BemOs cursos, com aulas teóricas e práticas, com duração de quatro ou dez horas, ensinam a preparar uma alimentação saudável e econômica a partir do aumento do consumo de frutas, legumes e verduras, com utilização integral desses alimentos, evitando-se o desperdício e contribuindo para a diminuição de resíduos orgânicos.


Os cursos são gratuitos e abordam, também, temas como:

• Conceitos sobre alimentação e nutrição;
• Higiene dos alimentos;
• Planejamento de compras;
• Cardápios para a família;
• Reconhecimento dos alimentos próprios para o consumo;
• Armazenamento antes e após o preparo.

Por meio de parceria firmada com o Instituto de Biociência da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu, desenvolveu-se a análise química de partes não convencionais dos alimentos utilizados nas receitas do programa, com resultados nutricionais surpreendentes. Esses resultados geraram uma “Tabela de Composição Química das partes não convencionais dos alimentos”, que pode ser adquirida no Centro de Atividades (CAT) mais próximo.

Consulte o Centro de Atividades do Sesi-SP mais próximo para saber mais.

Para uma boa higiene bucal é necessário o uso de escova e fio dental



Pesquisa de Unidade


Digite seu CEP:   -