O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Ergonomia

 

Avaliação ergonômica preliminar das situações de trabalho - AEP

Documentação exigida pela NR17 – Realizada por meio da visita técnica, o especialista acompanha as atividades de trabalho, identifica os fatores de risco ergonômico existentes nas atividades, classifica a probabilidade x gravidade, e indica soluções para mitigar ou eliminar o risco. Considerada um levantamento inicial, a AEP indicará as atividades em que há necessidade de uma avaliação mais aprofundada das atividades, pelo método AET – Analise ergonômica do trabalho.

 

Avaliação ergonômica preliminar das situações de trabalho em home office

Documentação exigida pela NR17 – O especialista avaliará o cumprimento de itens estabelecidos na Norma Regulamentadora nº 17 (NR-17), e quesitos de ergonomia, desta avaliação, resultará em uma documentação técnica das condições ergonômicas do posto de trabalho (home office). Todo acompanhamento da atividade será realizado remotamente.

 

Análise Ergonômica do Trabalho - AET

Documentação exigida pela NR17 - Realizada por ergonomistas altamente qualificados, são feitos o levantamento de campo com observações da atividade de trabalho, análise de parâmetros ambientais, registros de imagem e entrevistas. Após o levantamento dos dados é elaborado a documentação técnica, contendo o fator de risco ergonômico identificado, classificação da probabilidade x gravidade, e indicação de soluções para mitigar ou eliminar o risco, acompanhado do plano de ação, favorecendo assim a gestão dos riscos.

 

Consultoria em Ergonomia

A Consultoria tem por objetivo fazer a gestão de ergonomia do contratante, dando andamento às ações técnicas necessárias ao cumprimento do plano de ação da área, definido pela empresa. As ações técnicas podem incluir os serviços descritos a seguir, mediante acordo prévio:

  • Suporte na formação de Comitê de Ergonomia, por meio da capacitação dos integrantes (curso de Ergonomia Básica) e assessoria técnica;
  • Acompanhamento do plano de ação da ergonomia, definido no inventário de risco da NR01, avaliação ergonômica preliminar e análise ergonômica do trabalho (AET) – NR17;
  • Identificação de fornecedores, contato e solicitação de orçamento de melhorias recomendadas para atividades ou postos de trabalho objeto do plano de ação;
  • Participação nas reuniões do Comitê de Ergonomia e outras reuniões com gestores de áreas objeto do plano de ação;
  • Reanálise de postos de trabalho que foram modificados;
  • Orientação postural de funcionários para a execução de suas atividades laborais;
  • Acompanhamento do retorno de funcionários que estiveram afastados por distúrbios osteomusculares, orientando o funcionário e outros envolvidos sobre a realização das atividades laborais;
  • Avaliação de compatibilidade de postos de trabalho oferecidos a trabalhadores PCD ou com restrições médicas;
  • Atendimento de demandas variadas de ergonomia, referente às condições de trabalho tal como definidas pela NR 17;
  • Integração de novos funcionários para treinamento nos aspectos relacionados à ergonomia;
  • Outras ações definidas de comum acordo.

Duração varia em função do tamanho da empresa e do grau de organização prévia.

 

Formação de Comitê de Ergonomia

Este serviço permitirá à empresa criar ou qualificar o comitê de ergonomia existente, através dos produtos da Educação Continuada (vide abaixo): NR-17 (quatro horas); Ergonomia Básica (20 horas); Ferramentas de Avaliação de Risco Biomecânico (customizado segundo a necessidade da empresa).

 

Avaliação dos níveis de iluminamento em ambientes internos

Elaboração do relatório de iluminamento em ambientes interno conforme critérios e procedimentos estabelecidos na norma de higiene ocupacional - NHO11, considerando a legislação vigente.

 

Palestras e Workshops

  • Sua coluna vertebral – trabalhe sem prejuízos – 1h

Palestra destinada aos trabalhadores, abordaremos a importância de cuidar da coluna vertebral no ambiente de trabalho e em casa.

  • Ergonomia no escritório (para trabalhadores) – 45 min

Palestra com objetivo de apresentar conceitos de ergonomia, norma regulamentadora 17, orientar sobre posturas adequadas e ajustes no posto de trabalho.

  • Transporte manual de carga – 1h

Palestra destinada aos trabalhadores, com objetivo de conscientizá-los sobre os meios adequados para o transporte manual de carga no ambiente de trabalho e em casa.

  • Diálogos de Ergonomia no Home Office – 20 a 30 min

Palestra destinada aos trabalhadores, com orientações práticas sobre ergonomia em Home Office, realizada remotamente, individualmente ou em pequenos grupos (máximo 20 pessoas), levando-se em consideração aspectos pertinentes a cada atividade específica, organização do trabalho, questões biomecânicas e psicossociais.

 

Educação Continuada

      • Norma Regulamentadora 17 (NR 17) – 4h

Curso que aborda temas referentes ao histórico, conceito e aplicações da NR 17 - Ergonomia. Público alvo: membros da CIPA, RH e SESMT.

      • Introdução à Ergonomia – 20h

Curso para capacitação do comitê de ergonomia. Aborda legislação, conceito de trabalho, organização do trabalho, características do ser humano e sua relação com a atividade de trabalho. Teórico e prático, discute a formação e função do comitê de ergonomia, utilização de checklist, ferramentas ergonômicas para identificação dos riscos ergonômicos e ferramentas de priorização para ação.

TENHO INTERESSE

ENTRE EM CONTATO