Skaf destaca resultados fantásticos de alunos do Sesi-SP na robótica - Notícia - SESI SP

Skaf destaca resultados fantásticos de alunos do Sesi-SP na robótica

23/08/2016 - Educação

Alex de Souza, Agência Indusnet Fiesp

Na manhã desta terça-feira (23/8), o presidente da Fiesp, do Ciesp e do Sesi-SP, Paulo Skaf, recebeu, na sede das entidades, os 56 alunos que competiram em três torneios internacionais de robótica e faturaram seis troféus, entre eles o de campeão mundial no Open European Championship, disputado em maio, na Espanha. Os outros torneios foram realizados em abril e junho, nos EUA e Filipinas, respectivamente.

No FLL World Festival, realizado em St. Louis, EUA, os alunos da equipe Sesi Red Rabbit, de Americana, conquistaram o primeiro lugar em Trabalho em Equipe. Já o time Sesi Jedi’s, de Jundiaí, ficou com a terceira colocação no quesito Programação.

Outros três times participaram do Open European Championship, sediado em Tenerife, Espanha. O campeão mundial desse torneio foi o Sesi Robotics School, de Ourinhos. Os alunos do Sesi MegaSnakes, de Boituva, ficaram com o primeiro lugar em Profissionalismo Gracioso. A competição também teve a participação da equipe Sesi Thunderbóticos, de Rio Claro.

No desafio Philippine Islands Invitation, em Mactan Cebu, Filipinas, o time de São José do Rio Preto (Sesi Robotic Generation) obteve o primeiro lugar em Estratégia e Inovação. Os alunos de Bauru (Sesi Fênix) foram os melhores no quesito Solução Inovadora.

Skaf homenageou cada equipe com a entrega de uma placa e elogiou o esforço de alunos e docentes. “Os resultados foram fantásticos. Quero parabenizar os estudantes e seus professores por se firmarem entre as melhores equipes de robótica do mundo”, disse. Ele também ressaltou a rápida evolução dos times do Sesi-SP, que iniciou o programa há sete anos.

Segundo o superintendente do Sesi-SP, Walter Vicioni, os resultados são fruto do investimento realizado e da visão inovadora da atual gestão. “O aluno é um ser em movimento, que aprende e ajuda a construir o conhecimento. O Sesi-SP enxerga o aluno de forma diferenciada e tem trabalhado para desenvolver todo o seu potencial.”

Visivelmente feliz pela conquista do torneio internacional, a aluna Luiza Camacho, de Ourinhos, destacou a importância do programa de robótica em sua vida. “Mudou minha percepção, a maneira como me relaciono com os outros e me ajudou a entender melhor os conceitos matemáticos. Foi bom vencer um torneio que reunia as melhores equipes do mundo e ainda ter a oportunidade de conhecer novas culturas. Tudo isso foi possível graças ao Sesi-SP”, ressaltou a estudante.

Paulo Skaf com equipes do Sesi-SP vencedoras de torneios internacionais de robótica. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp