Sesi-SP realiza mostra de projetos educacionais em toda a rede - Notícia - SESI SP

Sesi-SP realiza mostra de projetos educacionais em toda a rede

08/12/2017 - Educação

Alex de Souza, Agência Indusnet Fiesp

Neste sábado (9/12), as escolas da Rede Sesi-SP realizarão a Mostra de Produtos dos Eixos Integradores. Os projetos foram desenvolvidos pelos alunos dos ensinos Fundamental e Médio durante todo o ano de 2017.

O Eixo Integrador é uma estratégia de interdisciplinaridade de uma ou mais áreas de conhecimento, pela qual os estudantes têm a oportunidade de conhecer, integrar e aplicar conteúdos e experiências numa perspectiva de diálogo e interação para a solução de desafios. Nos ensinos fundamental e médio, os Eixos Integradores são introduzidos em cada área de conhecimento.

Um exemplo de como os alunos conseguem aplicar os conhecimentos está na Escola Sesi de Jundiaí, localizada no Centro de Atividades Élcio Guerrazi. Um dos projetos de destaque é a Cadeirinha de Rodas Adaptada para Cães, fabricada no FabLab Sesi-SP da própria escola e que foi entregue na manhã desta sexta-feira (8 de dezembro) à cachorrinha Vitória, vítima de atropelamento e abandono.

Além da Vitória, outro cão receberá uma cadeirinha: Bob (vítima da lesão na coluna em 2011). O trabalho faz parte do Eixo Integrador de Matemática, que teve como tema Engenhocas Fantásticas. De acordo com o diretor do CAT de Jundiaí, Mário Eugênio Simões Onofre, a Mostra desenvolveu o espírito de protagonismo nos alunos. “Eles mesmos identificaram o problema, realizaram pesquisa e trabalharam para buscar uma solução.”

Participam da Mostra 162 escolas da Rede Sesi-SP, com a presença dos estudantes, pais, professores e equipe gestora da escola. Os trabalhos integram as áreas de Matemática, Ciências Humanas, Linguagens e Ciências da Natureza.

Cadeira de rodas para cachorros, projeto dos Eixos Integradores 
Foto: Divulgação/Sesi-SP

O FabLab Sesi-SP

FabLab, abreviação do termo em inglês fabrication laboratory, laboratório de fabricação, é uma plataforma de prototipagem rápida de objetos físicos e está inserida em uma rede mundial de quase oito centenas de laboratórios. Tem como base o conceito da participação colaborativa do aluno e da comunidade local, que trocam informações para a execução de um projeto e contam com o apoio de uma rede internacional.

O objetivo destes laboratórios é ser um ponto de encontro e conexão de ideias, as quais são materializadas através da fabricação digital, eletrônica e programação.

Os FabLabs do Sesi-SP têm equipamentos modernos para que o aluno seja estimulado a aprender fazendo. São compostos por impressora 3D, cortadora a laser, fresadora, cortadora de vinil, prensa térmica e bancada eletrônica.