Sesi-SP forma líderes cibernéticos em escolas da rede - Notícia - SESI SP

Sesi-SP forma líderes cibernéticos em escolas da rede

07/12/2017 - Educação

Isabela Barros, Agência Indusnet Fiesp

Em cada turma, dois líderes. Mas não do conselho de classe ou algo parecido. São líderes cibernéticos, orientadores dos colegas e professores no que se refere à tecnologia. É assim no projeto Cyber Leaders, implantado nas escolas da rede Sesi-SP em 2017. O treinamento dos jovens selecionados para a missão começou em fevereiro e foi baseado no programa Office 365 Educacional, na Microsoft. Isso no que se refere à parte técnica, porque a iniciativa propõe o debate a respeito das questões éticas envolvidas no uso da rede.

“Queremos engajar os nossos alunos nos usos técnico e ético das tecnologias”, explica o supervisor técnico educacional do Sesi-SP, Ivanei Nunes. “Além da formação sobre o uso do Office 365 Educacional, eles refletem sobre noções de direito autoral, proteção de softwares e cyberbulling, entre outros assuntos”.

O treinamento dado aos alunos é feito de modo presencial e à distância. Assim, os jovens selecionados para serem líderes cibernéticos podem ser consultores de tecnologia e até sugerir práticas para professores e colegas.

A escolha dos cyber leaders é feita por meio de uma eleição na qual votam os próprios alunos. A seleção é anual.

Ao final, os líderes recebem um certificado com as marcas da Microsoft e do Sesi-SP. 

Os cyber leaders da escola do Sesi-SP em Tambaú, no interior paulista
Foto: Divulgação