Sesi-SP doa cadeiras de rodas para cães em Jundiaí - Notícia - SESI SP

Sesi-SP doa cadeiras de rodas para cães em Jundiaí

14/12/2017 - SESI

Isabela Barros, Agência Indusnet Fiesp

Vitória e Bob agora são livres para andar. Até pouco tempo, não eram. A alegria dos dois cãezinhos, ela uma vira-lata e ele um shitzu, foi proporcionada por uma iniciativa da escola do Sesi-SP em Jundiaí, a 60 quilômetros da capital, que doou uma cadeira de rodas para cada um. Os acessórios foram feitos pelos alunos do segundo ano do ensino médio da unidade, por meio do Projeto de Eixo de Matemática com o tema “Engenhocas Fantásticas”.

A ideia era desenvolver um objeto a partir de conhecimentos de áreas variadas: matemática, linguagem, ciências naturais e ciências humanas.

Coordenadora pedagógica da escola do Sesi-SP em Jundiaí, Silvane Cipolletta explica que tudo começou após a produção do protótipo de uma casa adaptada para portadores de deficiência. “Um dos alunos perguntou o que poderia ser feito para um cão com necessidades especiais e assim surgiu a ideia da cadeira de rodas”, diz.

O próximo passo foi entrar em contato com a ONG Pracinha dos Dogs, de cuidados com cachorros, e identificar os participantes caninos da iniciativa, Vitória e Bob. Ela havia sido abandonada e, segundo testemunhas, maltratada por um motoqueiro numa estrada, por isso a incapacidade de andar. Já Bob teve hérnia de disco.

A doação das cadeiras foi feita no último dia 8 de dezembro. E as lições que ficaram do projeto jamais serão esquecidas. “Fomos muito além da matemática e das outras disciplinas”, conta Silvane. “Os alunos se envolveram, foram solidários, acreditaram na causa”, diz.

Segundo ela, a expectativa é grande para o projeto de 2018, que tem tudo para ser idealizado com foco na solidariedade, como em 2017. 

Ouça boletim sobre essa notícia