Sesi Birigui supera 73 equipes e vence Torneio Nacional de Robótica pela segunda vez - Notícia - SESI SP

Sesi Birigui supera 73 equipes e vence Torneio Nacional de Robótica pela segunda vez

20/03/2017 - Educação

Alex de Souza, Agência Indusnet

Pela quinta vez, alunos do Sesi-SP estiveram no lugar mais alto do pódio na Etapa Nacional do Torneio de Róbotica, categoria First Lego League. Os estudantes da equipe Sesi Big Bang, de Birigui, foram os campeões da oitava edição do torneio, realizado em Taguatinga, no Distrito Federal, de 17 a 19 de março. Além do título, a equipe conquistou o direito de disputar o FLL World Festival, a maior competição de robótica do mundo, que será realizada em Houston, EUA, em abril.

O time de Birigui repetiu o mesmo resultado de 2015, quando foi campeão do torneio nacional e conquistou a vaga para a competição dos EUA. Naquele ano, a equipe ficou entre as 10 melhores do mundo e recebeu o prêmio de melhor apresentação do projeto de pesquisa.

Para esta temporada, o tema do torneio é Animal Allies, que tem o intuito de incentivar os competidores a melhorar a interação entre humanos e animais. A equipe Big Bang, de Birigui, elaborou um projeto que tem por objetivo impedir a colisão de aves em vidraças de grandes prédios, por meio da instalação de sensores. 

Além do projeto de pesquisa, a competição também inclui o Desafio do Robô, modalidade em que os alunos constroem e programam um robô autônomo capaz de cumprir missões predeterminadas. A prova é realizada em uma mesa de competição, na qual os robôs devem executar as tarefas programadas em até dois minutos e meio.

O torneio reuniu as melhores 74 equipes do país, sendo 10 do Sesi-SP. Além dos alunos de Birigui, que têm a participação garantida, mais sete times conquistaram o direito de participar de torneios internacionais e aguardam a confirmação da entidade sobre a sua participação.

Sesi Big Bang, de Birigui, venceu a Etapa Nacional do Torneio de Róbotica, categoria First Lego League 
Foto: Mario Castello

Segue abaixo a lista dos torneios e as equipes classificadas:

World Festival - Houston - Texas/EUA – 19 a 22 de abril

ü  Big Bang Escola SESI de Birigui

ü  Thunderbóticos Escola SESI de Rio Claro

ü  Megasnakes Escola SESI de Boituva

 

 

Open European Championship -  Aarhus/Dinamarca – 25 a 28 de maio

ü  Itapiratas Escola SESI de Itapira

ü  Cerquiboticos Escola SESI de Cerquilho

ü  Robotic Generation Escola SESI de S. J. Rio Preto

 

 

Open International United Kingdom - Bath/Reino Unido – 21 a25 de junho

ü  Jedis Escola SESI de Jundiaí

ü  Fênix Escola SESI de Bauru