Quatro atletas do Sesi-SP representam o Brasil no Mundial de Budapeste - Notícia - SESI SP

Quatro atletas do Sesi-SP representam o Brasil no Mundial de Budapeste

14/07/2017 - SESI

Amanda Demétrio, Agência Indusnet Fiesp

O Campeonato Mundial de Budapeste, principal competição do desporto aquático, teve início na manhã desta sexta-feira (14 de julho), na Hungria, com quatro nomes do Sesi-SP na delegação que representa o Brasil. Os atletas Bernardo Reis, Beto Freitas e Julia Cardoso, do polo aquático, e a nadadora Etiene Medeiros integram a seleção brasileira na busca por medalhas.

O Brasil, que participa do evento desde a primeira edição, em Belgrado, em 1973, na antiga Iugoslávia, convocou 59 atletas para 2017. Além do nado sincronizado, dos saltos ornamentais e da maratona aquática, o polo aquático também começa a ser disputado já nos primeiros dias, e Julia Cardoso, atleta da indústria, será a primeira a entrar em ação. No domingo, dia 16, a seleção feminina de polo aquático estreia contra a China.

Natural de Ribeirão Preto, a jovem atleta iniciou sua vivência esportiva no Programa Atleta do Futuro (PAF) na modalidade voleibol, mas logo seguiu para o polo aquático, prática que a atraiu mais. Treinando na unidade do Sesi de Santo André desde o ano passado, Julia já soma em seu currículo participações em campeonatos brasileiro, paulista, três sul-americanos e um pan-americano e vai para o segundo mundial, que tem gostinho especial.

“Recebi a convocação com um sabor mais doce. Já participei de mundial, sei como é, mas este será o primeiro na categoria adulto. Treinamos muito sempre, então é muito bom ter esse reconhecimento. Agora é dar o meu melhor, porque a expectativa é enorme”, explicou a atleta.

No dia seguinte será a vez da dupla Bernardo e Beto estrear pelo masculino. E assim como a companheira de equipe, o jovem Roberto Freitas, o Beto, também vai para o seu primeiro Mundial Adulto. “Estou muito feliz com esta convocação. Será uma honra poder representar o Brasil. Além das melhores expectativas possíveis, espero contar com a torcida de todos.”

A natação será a responsável por encerrar o evento, com provas a partir da madrugada do dia 23. A delegação brasileira é a menor desde a edição de Melbourne-2007, com 16 atletas (13 homens e 3 mulheres). Etiene Medeiros, do Sesi-SP, disputa os 50m livre e costas.

“Este ano passarei por um momento diferente, porque costumo nadar minhas provas já nos primeiros dias, e agora em Budapeste vou competir do meio para o final do torneio. Mas tirando isso, estou bem e feliz por estar mais uma vez com a seleção brasileira e poder representar o meu país em mais um mundial”, comentou a bicampeã mundial nos 50 metros costas em piscina curta.