Prefeitura de Cunha assina convênio para implantação do Sistema Sesi de Ensino e programa Atleta do Futuro - Notícia - SESI SP

Prefeitura de Cunha assina convênio para implantação do Sistema Sesi de Ensino e programa Atleta do Futuro

31/05/2017 - Educação

Alex de Souza, Agência Indusnet Fiesp 

O Sesi-SP e a prefeitura municipal da Estância Climática de Cunha assinaram na manhã desta quarta-feira (31/5) convênio para a implantação do Sistema Sesi de Ensino e do programa Atleta do Futuro. O primeiro beneficiará 1.498 alunos de 39 escolas municipais e prevê a formação de 92 profissionais entre docentes, técnicos e gestores da Secretaria Municipal de Educação. Já o programa Atleta do Futuro terá 100 vagas para que crianças e adolescentes do município pratiquem futsal.

Participaram da reunião, na sede do Sesi-SP e da Fiesp, na Capital, o presidente das entidades, Paulo Skaf, o prefeito de Cunha, Dr. Rolien Guarda Garcia, o superintendente do Sesi-SP, Walter Vicioni, o diretor da Divisão de Educação, Fernando Carvalho, o diretor da Divisão de Qualidade de Vida, Alexandre Pflug, e a diretora do Centro de Atividades Sesi Luiz Dumont Villares, de Taubaté, Roberta Borrego.

Sobre os convênios

Com o Sistema Sesi-SP de Ensino, o município receberá o know-how pedagógico e educacional do Sesi-SP, o que permitirá a transferência tecnológica do modelo educacional desenvolvido pela entidade. Atualmente, o Sesi-SP mantém convênios com 27 municípios, o que representa 376 escolas municipais atendidas com 104.549 alunos de escolas municipais beneficiados.

A assinatura dos dois convênios em Cunha, com a partipação de Skaf e Vicioni (ao centro) em Cunha. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp 

 

Diferentemente de outros programas existentes, o Sistema Sesi-SP de Ensino não se limita à entrega do material didático e à capacitação de docentes. O modelo oferecido às prefeituras contempla a formação da equipe gestora e a realização de reuniões periódicas com o secretário de Educação de cada cidade, além do acompanhamento de todo o processo de implantação do Sistema nas escolas dos municípios.

O programa Sesi-SP Atleta do Futuro, criado para estimular a prática esportiva e a cidadania, está presente em 201 municípios e contempla 84 mil participantes entre 6 e 17 anos. Além da prática esportiva, os alunos recebem orientação nas áreas de saúde, trabalho, consumo consciente, meio ambiente e pluralidade cultural. Os instrutores trabalham para difundir valores como ética, superação, autoestima e socialização, buscando o desenvolvimento pleno do aluno.
Por se tratar de um programa de formação esportiva com metodologia própria do Sesi-SP, as aulas são complementadas por intensa programação nos finais de semana com a participação da família. Todos os profissionais envolvidos passam por capacitações e os alunos têm acesso a todos os materiais necessários para a prática de diferentes modalidades de esporte.