Natação do Sesi-SP conquista 19 medalhas no Campeonato Brasileiro de categorias - Notícia - SESI SP

Natação do Sesi-SP conquista 19 medalhas no Campeonato Brasileiro de categorias

11/12/2017 - Esporte

Amanda Demétrio, Agência Indusnet Fiesp

A equipe de natação do Sesi-SP encerrou o calendário de 2017 com saldo positivo. Após o intercâmbio no Japão no mês de novembro o grupo de 16 atletas garantiu presença em 19 pódios na última semana pelo Campeonato Brasileiro de categorias, na piscina da Unifa, no Rio de Janeiro. Depois de quatro dias de competições, o Sesi-SP somou 79 pontos e ficou com a quarta colocação geral do Torneio Open CBDA-Correios.

Etiene Medeiros, campeã mundial em Budapeste, em julho deste ano, voltou a brilhar nos 50m costas. Nadando na casa dos 27 segundos após a conquista do mundial, a pernambucana garantiu mais uma medalha de ouro para sua coleção, com o tempo de 27s98. A nadadora do Sesi-SP ainda ficou com as medalhas de ouro dos 50 e 100m livre, e a prata do revezamento 4x100m livre, em que nadou com as companheiras de equipe, Priscila Souza, Sabrina Todão e Daynara de Paula.

Entre as premiações individuais, Etiene ainda levou os troféus de melhor índice técnico para mulheres tanto no Torneio Open CBDA-Correios quanto no Campeonato Brasileiro Sênior. Para a nadadora, o ano de 2017 foi positivo. “Está sendo um ano bem diferente, começando com um ritmo e terminando com outro. Foi um ano de reconstrução após um olimpíada, mas gostei de muitas coisas que aconteceram e já tenho meu pensamento em 2018.”

Já na análise do técnico Fernando Vanzella, o ano foi bom, mas o que pode ter feito a diferença foi a oportunidade de ter seus atletas treinando e competindo no cenário internacional.

“Foi um ano muito positivo. Tivemos algumas movimentações por meio do Sesi-SP que foram fundamentais para esse trabalho de manter os atletas competindo internacionalmente. Na última agora nós usamos a ida ao Japão como estratégia de tentar trazer um nível mais alto de competição antes do Open, para que eles se estimulassem a buscar grandes resultados. A passagem do outro lado do oceano nos rendeu ótimos resultados”, comentou o treinador, que ainda ressaltou alguns destaques.

“O Raphael Rodrigues fez os melhores resultados da carreira nos 50 e 100m peito. A Clarissa, que é uma das mais novas, também evoluiu nas suas marcas pessoais e por pouco não chegou a uma final. Entre as mais experientes, Daynara e Etiene tiraram bom proveito do intercâmbio. Para essas atletas, manter a competitividade em torneios de alto rendimento é muito bom”, completou Vanzella.

Na disputa do Campeonato Brasileiro Junior – Troféu Julio De Lamare, os jovens nadadores da indústria também foram destaque. Somando 132 pontos e ocupando a quinta colocação geral, o grupo contou com os destaques de Clarissa Rodrigues, que garantiu três ouros nas provas dos 50 e 100m livre, além dos 100m borboleta, de Beatriz Silva, que garantiu um ouro e uma prata nos 200 e 100m costas, e do nadador Matheus Gonche, que fechou o time júnior 2 com um ouro nos 100m borboleta e uma prata nos 200m borboleta.

Entre os mais jovens, que nadam pela categoria júnior 1, Maria Amália Zanetti ficou com um ouro nos 100m borboleta e um bronze nos 400m livre. Daniela Godoy cravou a medalha de prata nos 200m peito.

Equipe do Sesi-SP no Campoeonato Brasileiro de categorias 
Foto: Divulgação