Fab Lab Escola Sesi-SP participa de encontro mundial no Chile - Notícia - SESI SP

Fab Lab Escola Sesi-SP participa de encontro mundial no Chile

08/08/2017 - Educação

Agência Indusnet Fiesp

O Fab Lab Escola Sesi-SP participou do “FAB13”, encontro mundial de fabricação digital, inovação tecnológica e novas economias. O evento foi realizado em Santiago, no Chile, de 31 de julho a 6 de agosto, e reuniu membros de mais de mil fab labs de todo o mundo para participar das discussões e workshops que tinham como tema central a “sociedade de fabricação”.

Os fab labs, originados no Centro de Bits e Átomos do Massachusetts Institute of Technology (MIT), são laboratórios que estimulam a cultura da inovação e da invenção e permitem que qualquer um – de estudantes a empresários – transforme suas ideias em criações palpáveis. O objetivo destes espaços é ser um ponto de encontro e conexão de ideias, que são materializadas por meio da fabricação digital, eletrônica e programação.

Durante os sete dias do “FAB13”, o Fab Lab Escola Sesi-SP apresentou à comunidade maker o “Sesino”, primeiro produto do fab lab da entidade paulista. O “Sesino”, adaptado do projeto open source Cubetto, foi desenvolvido pelos alunos do Ensino Médio do Sesi-SP  e visa a ensinar lógica de programação para crianças de 4 a 7 anos por meio de formas, cores e consciência espacial.

No sábado (5/8), o ex-aluno do Sesi de Sorocaba e, hoje, técnico do Fab Lab Escola Sesi-SP Lucas Piovani Carneiro realizou o workshop “Haz tu Dron” (Faça seu Drone) com vagas esgotadas. Crianças e jovens de diversas nacionalidades tiveram a oportunidade de aprender conceitos básicos de eletrônica e, com equipamentos e componentes simples, construíram e fizeram os seus drones voarem.

O Fab Lab Escola Sesi-SP, que beneficia educadores e educandos das escolas do Sesi-SP e de escolas municipais conveniadas ao Sistema Sesi-SP, foi inaugurado em 2016 na unidade do Sesi da Vila Leopoldina e já está presente em oito municípios, além da capital paulista. No Brasil, é o primeiro fab lab voltado para a educação básica.

Fab lab do Sesi SP foi ao Chile para encontro mundial 
Foto: Divulgação/Sesi-SP