Equipe de Ourinhos dá ao Sesi-SP terceiro título internacional de robótica - Notícia - SESI SP

Equipe de Ourinhos dá ao Sesi-SP terceiro título internacional de robótica

09/05/2016 - Educação

Alex de Souza, Agência Indusnet Fiesp

A equipe Sesi Robotics School, de Ourinhos, foi a grande campeã do Open European Championship, torneio internacional de robótica realizado em Tenerife, Espanha, de 4 a 7 de maio. Os alunos de Ourinhos obtiveram a pontuação máxima na classificação geral e subiram ao lugar mais alto do pódio, superando mais de 40 equipes do mundo inteiro.

Outros dois times da entidade participaram da competição: Sesi Thunderbóticos, de Rio Claro, e Sesi Mega Snakes, de Boituva. Os alunos de Boituva conquistaram o primeiro lugar no quesito Profissionalismo Gracioso.

Com o título de campeão geral do torneio, no último fim de semana, o Sesi-SP acumula três vitórias em competições internacionais – duas delas alcançadas no ano passado. A equipe do bairro do Ipiranga, na Capital, venceu o torneio da África do Sul, e o time de São José do Rio Preto levou o primeiro lugar na Austrália.

De 1º a 4 de junho, os estudantes de Bauru e de São José do Rio Preto disputarão o Philippine Islands Invitation, em Mactan Cebu, Filipinas.

No mês passado, alunos de Americana e de Jundiaí também foram premiados no FLL World Festival, disputado Em St. Louis, nos Estados Unidos.

O torneio

No circuito internacional de robótica, além das provas práticas, com os robôs, os estudantes também apresentam um projeto de pesquisa, que para esta temporada tem como tema Trash Trek.

Como parte do desafio, os alunos devem identificar problemas relacionados ao lixo e apontar soluções inovadoras para diminuir sua produção, indicar maneiras eficientes de realizar o reaproveitamento de resíduos, bem como o transporte e o armazenamento desses materiais descartados. Nas competições internacionais, o idioma oficial é o inglês.

Para saber mais sobre o Torneio de Robótica e as equipes participantes, acesse: facebook.com/roboticasesi

Sesi Robotics School
Equipe Sesi Robotics School vence torneio internacional de Robótica na Espanha. Foto: Divulgação