Bachiana Filarmônica Sesi-SP faz concerto na Catedral da Sé para comemorar aniversário de São Paulo - Notícia - SESI SP

Bachiana Filarmônica Sesi-SP faz concerto na Catedral da Sé para comemorar aniversário de São Paulo

20/01/2016 - Cultura

Raisa Scandovieri e Emanuel Galdino da Costa, Agência Indusnet Fiesp

Para comemorar os 462 anos da cidade de São Paulo, em 25 de janeiro, o Sesi-SP presenteará no mesmo dia a capital paulista com uma apresentação especial gratuita da orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP, sob regência do maestro João Carlos Martins. O concerto será realizado na Catedral da Sé, símbolo histórico localizado no marco zero da cidade.

A apresentação será às 10h30, após missa solene celebrada pelo arcebispo Dom Odilo Scherer. A catedral, que comporta 900 pessoas, estará de portas abertas para receber a comunidade interessada em festejar a importante data e prestigiar o trabalho de um dos principais expoentes da música erudita no Brasil. Não será necessário realizar reservas ou retirar ingressos no local.

No repertório da Bachiana estarão composições clássicas de Beethoven, Bach e Mozart, além de sua versão de Trem das Onze, canção de Adoniran Barbosa que se tornou hino da maior metrópole do Brasil, como forma de homenagear a cidade de São Paulo.

Sobre a Bachiana Filarmônica Sesi-SP

Uma das maiores orquestras de iniciativa privada no Brasil, mantida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) desde 2010, tem como missão a educação musical e a inclusão cultural por meio da difusão da música erudita para todos os públicos, sob a direção artística e regência de João Carlos Martins.

Reconhecido internacionalmente, o maestro representa relevante apoio à música erudita e ao desenvolvimento dos integrantes da orquestra, contribuindo para a formação de talentos e abrindo múltiplas oportunidades profissionais ao integrar jovens músicos a experientes instrumentistas de diversas idades.

O termo Bachiana remete à riqueza musical do Brasil, em homenagem ao imortal maestro e compositor Heitor Villa-Lobos, autor das célebres Bachianas Brasileiras, e a Johann Sebastian Bach. A parceria com o Sesi-SP democratiza o acesso à música erudita com alta qualidade técnica e artística, levando a orquestra às periferias das grandes cidades e do interior.

João Carlos Martins

Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, o maestro João Carlos Martins atingiu um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros. Um dos pontos altos de sua carreira foi a gravação da obra completa para teclado deste gênio da música. Logo após, devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando sua paixão pela música para a regência. Após mais de 60 anos de carreira, ainda hoje emociona o público quando volta ao piano em participações especiais.

Serviço:

Concerto especial da Bachiana Filarmônica Sesi-SP pelo aniversário da cidade de São Paulo - regência do maestro João Carlos Martins

Local: Catedral Metropolitana de São Paulo

Endereço: Praça da Sé, s/n – Centro

Data e horário: 25 de janeiro de 2016 (segunda), às 10h30

Capacidade: 900 lugares

Informações: (11) 3107-6832 / 7244

Duração: 75 minutos

Classificação indicativa: livre

Entrada gratuita.