O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Sesi-SP assina convênios do programa Atleta do Futuro com Rio Preto, Mirassol e Bálsamo

 Por: Agência Indusnet Fiesp
29/06/201817:35- atualizado às 14:18 em 12/07/2018

O superintendente em exercício do Sesi-SP, Alexandre Pflug, assinou nesta quinta-feira (21 de junho) convênio do programa Atleta do Futuro com os municípios de São José do Rio Preto, Bálsamo e Mirassol. Acompanhado por atletas do Sesi Franca Basquete, Pflug destacou a importância do exemplo na formação das pessoas. O programa, lembrou, dá oportunidade aos jovens e já revelou atletas, que passaram pelas categorias de base do Sesi-SP e chegaram às equipes principais.

O convênio assinado com São José do Rio Preto beneficiará 4.654 crianças e adolescentes do município com a prática de badminton, basquete, futebol, futsal, ginástica artística, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol e xadrez.

Em Mirassol o Atleta do Futuro terá como modalidades o futebol, o voleibol e o futsal, com 460 vagas. O convênio de Bálsamo permitirá a prática de basquete, voleibol e futsal para 500 crianças e adolescentes no município.

Em todo o Estado de São Paulo são mais de 100.000 alunos beneficiados pelo Atleta do Futuro, que envolve 187 prefeituras conveniadas. Desde 2008, o programa tem estimulado a prática esportiva e a cidadania de crianças e adolescentes. Além de introduzir a prática esportiva aos participantes, os alunos recebem orientação em temas transversais como saúde, trabalho, consumo consciente, meio ambiente e pluralidade cultural, dentre outros.

Os instrutores trabalham para difundir valores como ética, superação, autoestima e socialização, com o intuito de ajudar o aluno a se desenvolver de modo pleno.

O Programa Sesi-SP Atleta do Futuro contempla crianças e jovens entre 6 e 17 anos, e as atividades estão organizadas em três fases, adequadas para cada faixa etária. Na fase que compreende crianças entre 6 e 8 anos, os instrutores trabalham para promover qualidade de vida, integração e socialização por meio de jogos e brincadeiras lúdicas. A partir dos 8 anos, os participantes iniciam a prática esportiva, conhecendo as diversas modalidades e suas diferenças.

Então, dos 11 aos 17 anos, os alunos optam por uma modalidade e realizam treinos específicos. Nesta fase, os atletas podem representar a equipe do Sesi-SP em competições estaduais e nacionais.

Por se tratar de programa de formação esportiva com metodologia própria do Sesi-SP, as aulas esportivas são complementadas por intensa programação nos finais de semana com a participação da família. Todos os profissionais envolvidos passam por capacitações, e os alunos têm acesso a todos os materiais necessários para a prática de diferentes modalidades de esporte.

 

Assinatura do programa Atleta do Futuro com São José do Rio Preto
Assinatura do programa Atleta do Futuro com São José do Rio Preto
Foto: Ayrton Vignola/Fiesp
 

 

Leia também