O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Seleção Paulista reúne grandes nomes do futebol brasileiro e vence partida do Sesi-SP Showbol

Evento, no Sesi Santo André, ainda contou com disputa pelo Jogos do Sesi e atividade com alunos do PAF

Evento, no Sesi Santo André, ainda contou com disputa pelo Jogos do Sesi e atividade com alunos do PAF

 Por: Amanda Demétrio, Agência Indusnet Fiesp
27/08/201811:01- atualizado às 09:10 em 02/10/2018

Quem esteve presente no Sesi de Santo André neste sábado (25) presenciou uma partida equilibrada e disputada entre seleção paulista e Audax, válida pelo Sesi-SP Showbol. Conhecido como um dos maiores incentivadores do esporte no Brasil, o Serviço Social da Indústria de São Paulo reuniu grandes nomes que marcaram o futebol brasileiro através do projeto "Pedagogia do Exemplo".

Com o ginásio lotado, onde o público se dividia entre pessoas entre 40 e 60 anos e os mais jovens, adolescentes e crianças, o evento causou uma mistura de sentimentos, foi do saudosismo à oportunidade de conhecer ou ver pela primeira vez nomes que contribuíram para a história do futebol brasileiro. Ovacionados, Muller, Sergio, Thiago Gentil, Juninho Paulista, Bordon, Vampeta, Marcos Assunção, Demetrius, Dodô, Viola, Rogério e César Sampaio, formaram a Seleção Paulista e levaram o público ao delírio. Basílio, nome forte de uma geração, também esteve presente no evento.

Com Roberto Godoy como árbitro do jogo, o placar de 11 a 10 para a seleção paulista chamou atenção, deixou o jogo equilibrado e emocionante. Dodô, ex atacante de times como São Paulo e Botafogo, foi um dos jogadores que agradaram o público, não só por sua atenção com os fãs, como também pelo destaque em quadra. O camisa 9 ficou com a artilharia do confronto ao anotar sete gols.

“Eu queria primeiro agradecer o carinho de todos que estiveram presente neste evento. Tivemos o contato com muitas crianças, famílias, e o Sesi-SP está de parabéns, organizou uma festa muito legal para esse trabalho de integração e exemplo. Fico feliz em ter participado. Foi muito bom rever os amigos, jogamos, demos uma suadinha, que é importante também”, comentou Dodô ao final da partida.  

E de olho nos conceitos do projeto “Pedagogia do Exemplo”, que enfatiza a dedicação ao esporte e a importância de participar das competições de maneira limpa, com fair play e demais valores, a partir da interação com atletas ou ex-atletas destacados, após o jogo Sesi-SP Showbol, os alunos do PAF (Programa Atleta do Futuro), do Sesi-SP puderam vivenciar um pouco do evento. Além de tirar fotos, pegar autógrafos e conversar com os ex-jogadores, as crianças e adolescentes foram divididas em equipes e em partidas de 10 minutos também jogaram o showbol.

Jogos do Sesi

Animados e aproveitando a estrutura montada para o Sesi-SP Showbol, as equipes das empresas Bartira (móveis), Inbra (indústria química) e Bombril (indústria higiene e limpeza), realizaram na manhã do último sábado (25), as finais da fase municipal dos Jogos do Sesi. Destaque do dia, a empresa Bartira garantiu dois troféus. Na partida que iniciou o dia de atividades no Sesi de Santo André, o time máster da Bartira venceu a Inbra por 15 a 7. Na disputa da categoria adulto, mais uma vez a equipe da fábrica de móveis Bartira foi superior e com 15 a 8, venceu o grupo da Bombril.

A iniciativa, que integra um conjunto de ações na área de esporte voltadas à promoção de hábitos de vida mais saudáveis e da melhoria da qualidade de vida, tem como foco principal os industriários.

Realizado pela primeira vez no dia 1º de maio de 1947, o torneio era conhecido como Jogos Desportivos Operários. Com o passar dos anos, foram entrando novas modalidades, novos formatos e desde 2012, o evento passou a ser chamado de Jogos do Sesi. Hoje é considerado um serviço socioeducativo, fundamentado na participação, na formação e no rendimento, mas com vistas à valorização humana, à promoção social e de estilos de vida saudáveis e ao fortalecimento dos valores positivos passados pelo esporte.

Entre o período de abril a outubro, cada Unidade do Sesi-SP realiza a fase municipal, de acordo com o seu calendário, e as empresas/trabalhadores-atletas melhores colocados se classificam para a fase estadual. Os classificados nessa fase adquirem o direito de representar o Estado de São Paulo na Fase Regional dos Jogos do Sesi.

Leia também