O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Nadadores do Sesi-SP vencem Campeonato Paulista de Inverno petiz, infantil e juvenil

Pela primeira vez a equipe conquista a tríplice coroa

Pela primeira vez a equipe conquista a tríplice coroa

 Por: Agência Indusnet Fiesp
04/07/201819:08- atualizado às 19:09 em 04/07/2018

Os nadadores do Sesi-SP a cada ano fazem novas conquistas, graças aos projetos de Rendimento Esportivo (competição), desde 2009, e de formação, através do Programa Sesi-SP Atleta do Futuro (PAF), de 1991. Em 2018, pela primeira vez na história, a natação do Sesi-SP conquistou a tríplice coroa na temporada de inverno do Campeonato Paulista, vencendo nas categorias petiz, infantil e juvenil.

Tricampeã estadual, a equipe petiz da indústria iniciou o mês de conquistas para a modalidade. Segunda maior delegação do evento, totalizou 1.045,5 pontos no Campeonato Paulista Petiz de Inverno, liderando a competição desde o primeiro dia na piscina do Itaguará Country Clube, em Guaratinguetá, entre os dias 15 e 17 de junho.

No final de semana seguinte veio a primeira conquista inédita da tríplice coroa da natação do Sesi-SP.  Após protagonizar uma competição de alto nível, a equipe infantil estreou no rol de campeões do Paulista Infantil de Inverno e comemorou a vitória na piscina da ABDA, em Bauru. O campeão teve 84,5 pontos de vantagem sobre o Esperia, somando 915,5 pontos e 25 medalhas, sendo 10 de ouro, 8 de prata e 7 de bronze. O grupo ainda contou com o destaque da nadadora Thaiana Gabriel do Amaral, campeã dos 100 e 800 metros livre infantil I.

Equipe infantil de natação do Sesi-SP, campeã do Paulista de Inverno
Equipe infantil de natação do Sesi-SP, campeã do Paulista de Inverno. Foto: DIvultação/Sesi-SP

 

E no último fim de semana foi a vez dos nadadores juvenis também comemoraram o título estadual. Prova a prova disputando a pontuação e liderança com o Corinthians, a equipe do Sesi-SP brilhou nos resultados e levou a melhor nos revezamentos, conquistando o primeiro lugar nos 4x100m medley juvenil 1 diante do alvinegro paulista.

 Entre os destaques, o time da indústria ainda garantiu o nadador Rafael Quirino de Oliveira como o atleta mais eficiente da categoria juvenil 1 ao somar 64 pontos. No total, foram 1.366 pontos, O Corinthians ficou com 1.256 pontos. O Esporte Clube Pinheiros foi o terceiro colocado, com 814 pontos, seguida pela Unisanta com 491 e Paineiras com 364,5 pontos.

Sesi-SP e a formação esportiva

Para unir a formação ao rendimento, o Sesi-SP criou em 2013 o Programa Sesi-SP Treinamento Esportivo, elo de ligação entre as fases de iniciação (PAF) e Rendimento Esportivo. No mesmo ano houve o início de uma competição interna entre as unidades do Sesi-SP em todo o Estado, a Liga Sesi-SP de Treinamento Esportivo, com 11 modalidades

A natação está atingindo seu ponto mais alto no ano de 2018, com resultados expressivos de jovens talentos, tanto no cenário estadual quanto no cenário nacional da modalidade. Para o desenvolvimento dos jovens atletas há um trabalho de gestão, planejamento, treinamento e um "ranking" interno (sistema de classificação por pontuação em etapas da Liga de Treinamento). Graças a isso o Sesi-SP é hoje um dos maiores reveladores da natação de base do país.

As equipes de natação dos estaduais de 2018 foram definidas na Liga Sesi-SP do ano passado. No grupo de atletas petizes, infantis e juvenis que venceram os estaduais, vieram nadadores das unidades do Sesi-SP de AE Carvalho, Vila Leopoldina, São José do Rio Preto, Sertãozinho, Araçatuba e Franca.

“Trabalhamos muito em cima de estatísticas de cada uma das unidades, de cada nadador. Estamos fazendo um trabalho de coleta de dados de detectar quem tem condição de estar aqui, realmente pontuando. Se pegarmos os resultados do Brasileiro Infantil e Juvenil, a proporção mostra que não fomos tão bem assim. Mas é por causa dos nossos critérios mais rígidos. Por isso acreditamos no Brasileiro de Verão na evolução. Não é para ser campeão, mas mostrar que somos um berço de nadadores”, explicou o treinador Mirco Cevales.

Leia também