Teatro do SESI-SP
Exposição
Música
Dança
Cinema


Receba a Newsletter do
Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso

 

 

 

Exposição


  FILE São Paulo

FESTIVAL INTERNACIONAL DE LINGUAGEM ELETRÔNICA

De 27 de julho a 29 de agosto de 2010

A 11ª edição do FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica - acontece este ano no Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso, de 27 de julho a 29 de agosto de 2010, de segunda das 11h às 20h, terça a sábado das 10h às 20h, e aos domingos das 10h às 19h. A programação ocupa a Galeria de Arte do SESI-SP, o Teatro e o Mezanino do Centro Cultural, na Av. Paulista, que recebem a exposição, performances e workshops com entrada gratuita.

Instalações Interativas - Destaques

Yacine Sebti - Jump! - Bélgica e Marrocos
"Jump!" [Salte!] é uma instalação de vídeo interativa que convida o visitante a estabelecer um diálogo com sua própria imagem através de uma ação comum que serve de gatilho para alimentar o processo. Depois de entrar em uma sala escura, o visitante verá a si mesmo como uma camada sobre uma multidão de pessoas que saltam sem parar ao mesmo tempo.
Para realmente participar, ele terá de obedecer às "regras do jogo", sendo a primeira e mais importante: "Você tem de saltar para ser registrado".

Ricardo Barreto & Maria Hsu – feelMe – Brasil | Brazil
"feelMe" é uma obra que pela primeira vez transmite à distância a sensação tátil. O trabalho provoca a exploração do sentido do tato ao promover a interação entre duas pessoas, mediada pela máquina.
A obra é constituída de duas superfícies ou "camas": a primeira (unidade de transmissão tátil), na qual um dos participantes, deitado, imprime marcas a sua superfície ao pressioná-la com o peso e movimento das diversas partes de seu corpo; estas impressões serão capturadas e transmitidas ao outro participante, que se deita na segunda "cama" (unidade de recepção tátil) e que as recebe simultaneamente nas mesmas posições e em intensidades proporcionais, só que em negativo, isto é, onde a superfície na primeira se afunda, eleva-se na segunda, promovendo um toque.

Andrew Hieronymi – Virtual Ground - Estados Unidos
"Virtual Ground" é uma instalação lúdica e física para diversos jogadores, que usa visão computadorizada e plena interação corporal, com base na analogia do fluxo elétrico. Conectados por linhas, os jogadores devem tentar controlar uma partícula que ricocheteia, a fim de iluminar uma superfície sobre uma grade projetada no chão.
Assistente de Programação: Jeff McNab
Design de Som: Azniv Korkejian

FILE Maquinema (2ª Edição)

Galeria de Arte do Sesi

FILE Maquinema apresenta um conjunto de filmes construídos, não na realidade em que vivemos, mas em realidades virtuais como as de jogos digitais e de mundos que se encontram na rede. A palavra maquinema surge do encontro das palavras máquina e cinema. Maquinema é a produção cinematográfica, amadora e profissional, que se faz hoje no mundo virtual; pode ser pequena como um videoclipe ou tão grande como um longa-metragem.

Destaque

Corndog & Oil Tiger Machinima Team – War of Internet Addiction – China China
World of Warcraft (Mundo da guerra), jogo online para vários jogadores, sofreu um tratamento injusto na China, especialmente a versão “Wrath of the Lich King”, que ainda não foi atualizada. Os jogadores chineses continuam jogando a última versão “The Burning Crusade”, que está online há um ano em outros países e o principal motivo para isso acontecer é a luta das empresas e do governo por grandes lucros sobre o jogo sem pensar no direito dos jogadores.
O objetivo do criador de “War of Internet Addiction” (Guerra do vício na Internet) é refletir os verdadeiros sentimentos dos jogadores chineses: vários deles não podem jogar a mesma versão que outros jogadores que vivem fora da China. Enquanto isso, também satiriza as empresas e alguns burocratas que preferem os lucros à ética profissional.

FILE Documenta (5ª Edição)

Mezanino do Centro Cultural Fiesp-Ruth Cardoso

FILMES DOCUMENTÁRIOS SOBRE CULTURA ELETRÔNICA
Idealizado para ser uma mostra audiovisual sobre temas que se relacionam direta e indiretamente com a cultura eletrônica, o FILE-CD [Cinema Documenta] traz dez trabalhos, filmes e vídeos-documentários digitais. Selecionados de um panorama mundial, os trabalhos têm como ideia central o questionamento dos novos fenômenos sociais, comportamentais e culturais que emergem nos principais eventos de linguagem eletrônica - indo muito além do simples prazer do entretenimento.

De 27 a 30/07 das 16h às 19h
Programação
Dia 27 de julho, terça-feira
Gustavo Godinho & Vladimir Cunha – Brega S/A – Brasil | Brazil 
Claudio Mojope – Talk o Meu Coração ZunZunZunTV – Brasil | Brazil

Dia 28 de julho, quarta-feira  (neste dia com CENSURA de 18 Anos)
Andreas Johnsen & Rasmus Poulsen – Man Ooman (Man Woman) – Dinamarca | Denmark
Fenton Bayle & Randy Barbato Party Monster: The Shockumentary – Estados Unidos | United States  

Dia 29 de julho, quinta-feira
João Wainer & Roberto T. Oliveira – PIXO – Brasil | Brazil
Otávio Donasci – 30 Anos de Vídeocriaturas – Brasil | Brazil

Dia 30 de julho, sexta-feira
Andreas Johnsen – Good Copy Bad Copy – Dinamarca | Denmark
Robert Baca & Joshua Rizzo – Welcome to Macintosh – Estados Unidos | United States

(*) Censura 18 anos 

FILE Games

O FILE Games 2010 apresenta jogos de diversas plataformas e modalidades: jogos em PC, em celular, em 3D, instalações e jogos brasileiros vencedores do BRGames, uma iniciativa do Ministério da Cultura, por meio das secretarias do Audiovisual (SAv/MinC) e de Políticas Culturais (SPC/MinC).

Destaques

Florian Faller & Adrian Stutz - Feist – Suíça
"Feist" é uma plataforma de jogo que oferece um mundo de jogo no estilo de uma novela gráfica ao vivo. "Feist" dá ênfase à exploração, um rumo de ação imprevisível e narrativa que deriva de pequenas ações e reações. O jogador guia uma criatura frágil, mas misteriosa, por uma floresta com muitas criaturas desconhecidas que vivem em suas partes mais sombrias.

Q-Games - PixelJunk Eden – Japão
Em “PixelJunk Eden”, os jogadores, como "Grimps", tomam a forma de plantas abstratas para se mover pelo jardim, atacando os canteiros de pólen para juntar partículas de pólen que podem transformar as sementes adormecidas em sementes ativadas. As novas sementes podem ser usadas para criar novas plantas e assim ganhar mais mobilidade pelo jardim.

Tiger Style Games - Spider: The Secret of Bryce Manor - Estados Unidos
Você é uma aranha. Uma tarde, você descobre uma mansão abandonada. Onde está a família que morava aqui? O que aconteceu e por que eles foram embora? Procure pistas enquanto se aventura de quarto em quarto caçando sua próxima refeição.

Philip Mangione - Chameleon Puzzle Runners- Brasil
Dois camaleões correm sempre lado a lado, e o jogador os ajuda a encontrar alimento para seus filhotes em fases que misturam corrida e raciocínio. Os alimentos estão dentro de cristais coloridos. Você deve coletá-los fazendo o macho quebrar esses cristais. Para manipular e agrupar os cristais, você utiliza a fêmea.

FILE Hipersônica

Teatro do Sesi – São Paulo - Av. Paulista, 1313
O Hipersônica é um evento que dá ênfase às manifestações musicais, sonoras, visuais e performáticas da arte eletrônica. Sem se preocupar com o mainstream, o Hipersônica estará mostrando expoentes da sonoridade e da música eletrônica em um evento que contará com performances, DJs, VJs e músicos eletrônicos eruditos, enfatizando principalmente as produções experimentais.

Destaques

Jaime E Oliver LR - Silent Percussion Project - Peru 1º lugar na categoria sonoridade eletrônica
O “Silent Percussion Project” (SPP) (Projeto de percussão silenciosa) consiste em construir um conjunto de instrumentos musicais computadorizados que usam gestos humanos para controlar sons, compor e apresentar-se com eles em uma tentativa de reincorporar o corpo à prática da apresentação musical.

TERMINALBEACH: Erich Berger & Peter Votava – HEARTCHAMBERORCHESTRA – Finlândia 2º lugar na categoria sonoridade eletrônica
A orquestra executa partituras que variam de acordo com a pulsação do coração dos músicos em cena (executada em tempo real por 12 músicos eruditos).

  27/07 - Ter 28/07 - Quar 29/07 - Qui 30/07 - Sex
20h Minusbaby (Richard Alexander Caraballo) - Subversive Motives in Chip Music, or The 8bitpeoples' Party – Estados Unidos | United States Jaime E Oliver LR - Silent Percussion Project - Peru | Peru HEARTCHAMBER ORCHESTRA - TERMINALBEACH: Erich Berger & Peter Votava  - Finlândia | Finland MooM: Dino Vicente & Bill Meirelles  - Câmara Secreta – Brasil | Brazil
21h Celia Eid - Dislocations - Brasil | Brazil Panetone - Short lived like a butterfly - Brasil | Brazil   Ricardo Carioba – dáblio (w) – Brasil | Brazil

 

Workshop

Mezanino do Centro Cultural Fiesp-Ruth Cardoso

Workshop: LaboCA - Laboratório de Computação e Arte (Brasil) e Jorge Crowe (Argentina)
De 27 a 30/07 das 10h às 13h
Os principais assuntos a serem estudados no workshop são:

  • Introdução ao universo da arte-computação;
  • Introdução à programação de softwares usando Processing;
  • Introdução à programação de hardware usando Arduino;
  • Introdução ao processamento de som em tempo real usando Pure Data.
  • Introdução a C++, OpenGL e OpenFrameworks

O workshop contemplará a produção artística, aliada ao processo de experimentação, na qual os alunos irão utilizar o conhecimento adquirido no decorrer das oficinas para construir obras artísticas.

Serviço

Instalações, Maquinema e Games
Local: Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso - Av. Paulista,  1313 – Metrô Trianon-Masp
Datas e horários: de 27 de julho a 29 de agosto de 2010 - de terça-feira a sábado, das 10h às 20h, às segundas-feiras, das 11h às 20h, e aos domingos, das 10h às 19h.
Informações: (11) 3146-7405 / 3146-7406
Agendamento de grupos: de segunda-feira a sexta-feira, das 10 às 13h, e das 14 às 17h, pelo telefone 3146-7396 / falar com Leni
Recomendação etária: livre

Documenta
Local: Mezanino do Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso - Av. Paulista,  1313 – Metrô Trianon-Masp
Datas e horários: de 27 a 30/07 das 16h às 19h
Recomendação etária: 18 anos

Hipersônica
Local: Teatro do Sesi-São Paulo Av. Paulista,  1313 – Metrô Trianon-Masp
Datas e horários: de 27 a 30/07, às 20h
Recomendação etária: livre

Workshop
Local: Mezanino do Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso - Av. Paulista, 1313
Datas e horários: de 27 a 30/07 das 10h às 13h
Recomendação etária: livre

Inscrições gratuitas online:

http://www.file.org.br/file2010_incsworkshops/cadastro_port.php