Sesi-SP firma parceria para programa Atleta do Futuro em São José dos Campos

Cidade vai promover, com o apoio do Sesi-SP, a prática do judô, ginástica rítmica, natação, vôlei, luta plímpica e rúgby para 1000 crianças

Isabela - 21/03/2014

Ariett Gouveia, Agência Indusnet Fiesp, de São José dos Campos

O Programa Atleta do Futuro chegou, nesta sexta-feira (21/03), à maior cidade do Vale do Paraíba. O acordo foi assinado entre o prefeito de São José dos Campos, Carlos José de Almeida, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), Paulo Skaf, na sede da prefeitura.

A parceria entre Sesi-SP, prefeitura e iniciativa privada vai promover o atendimento de 1000 crianças e jovens joseenses nas modalidades judô, ginástica rítmica, natação, vôlei, luta olímppica e rúgby. A princípio, o PAF seria para apenas 180 crianças em duas modalidade, mas o presidente do Sesi-SP afirmou que uma cidade do tamanho de São José dos Campos demandava um acordo mais amplo.

“Recentemente, estive em São José dos Campos, no Parque Tecnológico, para apresentar o projeto do Centro de Inovações Aeronáuticas e do Núcleo de Defesa, que será importante para São José dos Campos e toda a região e também para o Brasil. Também vamos revitalizar toda a unidade do Sesi da cidade, o Senai foi todo modernizado”, contou o presidente. “Por isso que sei que São José dos Campos tem estrutura para receber um projeto maior do Atleta do Futuro. Tem que ser compatível com a força e o tamanho da cidade.”

No caso da luta olímpica e do rugby, o plano é que o Atleta do Futuro seja o início do desenvolvimento de um projeto de formação de equipes de alto rendimento nas duas modalidades, como aconteceu com a vela em São Sebastião.

Skaf também falou sobre a implantação do Sistema Sesi de Ensino em São José dos Campos. Foi programada uma reunião para tratar do assunto com a prefeitura.

No momento da assinatura do Programa Atleta do Futuro, o prefeito chamou as crianças presentes ao evento para fazerem parte da mesa, como “testemunhas”.

PAF em São José dos Campos Programa Atleta do Futuro chega à maior cidade do Vale do Paraíba. Foto: Tamna Waqued/Fiesp

O projeto também contou com o apoio da empresa Winnstall Indústria e Comércio. “A indústria tem a obrigação de contribuir com o cidadão do futuro. Aceitamos com muita sensibilidade o convite para fazer parte do projeto para porque queremos ajudar essa juventude que, certamente, vai nos orgulhar muito”, disse o representante da empresa, Ney Pasqualini Bevaqua.

“São José dos Campos tem grandes atletas profissionais de basquete, ciclismo, rúgby, futebol feminino. Temos orgulho de todas as equipes de alto rendimento. Mas nenhuma é mais importante do que o trabalho que fazemos com essa garotada por meio de projetos como o Atleta do Futuro”, disse o prefeito. “Muitos vão se tornar atletas. Outros não. Mas todos serão cidadãos de bem, com perspectiva de futuro, dignidade e felicidade. Por isso as portas estarão sempre abertas na nossa cidade para ampliar essa e outras parcerias com o Sesi.”

Atleta do Futuro

Presente em mais de 180 municípios, o Programa Atleta do Futuro contempla 74 mil participantes entre 6 e 17 anos e as atividades estão organizadas em três fases, adequadas para cada faixa etária.

Na fase que compreende crianças entre seis e oito anos, os instrutores trabalham para promover qualidade de vida, integração e socialização por meio de jogos e brincadeiras lúdicas. A partir dos oito anos, os participantes iniciam a prática esportiva, conhecendo as diversas modalidades e suas diferenças. Então, dos 11 aos 17 anos, os alunos optam por uma modalidade e realizam treinos específicos. Nesta fase, os atletas podem representar a equipe do Sesi-SP em competições estaduais e nacionais.

Por se tratar de programa de formação esportiva com metodologia própria do Sesi-SP, as aulas esportivas são complementadas por intensa programação nos finais de semana com a participação da família. Todos os profissionais envolvidos passam por capacitações e os alunos têm acesso a todos os materiais necessários para a prática de diferentes modalidades de esporte.

Notícias Relacionadas