Sesi-SP assina em Ourinhos convênios do Programa Atleta do Futuro e do Sistema Sesi de Ensino

Acordos beneficiam cerca de 3.000 alunos no esporte e quase 11.000 no ensino

- 16/05/2018

Agência Indusnet Fiesp

Impedido de ir à cerimônia, o presidente da Fiesp e do Sesi-SP, Paulo Skaf, disse por telefone aos prefeitos dos municípios com os quais o Sesi-SP assinou nesta quarta-feira (16 de maio) convênios de educação e esporte que é preciso investir nas pessoas.

No Sesi de Ourinhos, que comemora 20 anos da criação do Centro de Atividades Manoel da Costa Santos, foram assinados convênios do Programa Atleta do Futuro e também do Sistema Sesi-SP de Ensino.

Os convênios do Programa Atleta do Futuro foram firmados pelo superintendente do Sesi-SP, Walter Vicioni, com Ourinhos, Bernardino de Campos, Espírito Santo do Turvo, Ribeirão do Sul, Salto Grande, São Pedro do Turvo, Taguaí, Timburi, Canitar.

E firmaram o acordo do Sistema Sesi-SP de Ensino os municípios de Ourinhos, Fartura, Salto Grande, São Pedro do Turvo e Taguaí.

Na mesma data Vicioni assinou com Manduri convênios do Sistema Sesi de Ensino e do Programa Atleta do Futuro, e com Chavantes, acordo para o Programa Atleta do Futuro.

Educação de qualidade

Com o Sistema Sesi-SP de Ensino, os municípios recebem know-how pedagógico e educacional do Sesi-SP, o que permite a transferência tecnológica do modelo educacional desenvolvido pela entidade.

Diferentemente de outros programas existentes, o Sistema Sesi-SP de Ensino não se limita à entrega do material didático e à capacitação de docentes. O modelo oferecido às prefeituras contempla a formação da equipe gestora e a realização de reuniões periódicas com o secretário de Educação de cada cidade, além do acompanhamento de todo o processo de implantação do Sistema nas escolas dos municípios.

Mais esporte

Em todo o Estado de São Paulo são mais de 100 mil alunos beneficiados pelo programa, que envolve 187 prefeituras conveniadas. Desde 2008, o Atleta do Futuro tem estimulado a prática esportiva e a cidadania de crianças e adolescentes. Além de introduzir a prática esportiva aos participantes, os alunos recebem orientação em temas transversais como saúde, trabalho, consumo consciente, meio ambiente e pluralidade cultural, dentre outros.

Os instrutores trabalham para difundir valores como ética, superação, autoestima e socialização, com o intuito de ajudar o aluno a se desenvolver de modo pleno.

Mais do que a escola

O Sesi-SP marca presença em Ourinhos desde 1950, quando iniciou suas atividades na área educacional, mas vem aumentando significativamente sua atuação no município. O grande salto ocorreu em 1998, quando foi criado o Centro de Atividades Sesi Manoel da Costa Santos.

Além das assinaturas dos convênios, o Sesi de Ourinhos teve vários eventos simultâneos sendo realizados nesse dia especial, todos para comemorar os 20 anos do Centro de Atividades, que oferece educação, esporte, cultura, lazer e qualidade de vida aos trabalhadores da indústria, seus familiares e também para o público geral.

A programação inclui festivais e oficinas esportivas, envolvendo alunos do programa Atleta do Futuro, apresentação de projetos integradores dos alunos da escola, exposição da Unidade Móvel de Ciência e Tecnologia e apresentação musical dos alunos do Sesi de Ourinhos e Santa Cruz do Rio Pardo.

Outra atração é a exposição de robótica pelos alunos de Ourinhos. Aliás, Ourinhos tem tradição em torneios de robótica. Os estudantes que integram a equipe Robotics School disputaram em março deste ano a Etapa Nacional do First Lego League, em Curitiba. O time ficou entre os 10 melhores do país e conquistou vaga para torneio internacional FLL Open Europe, que será realizado na Hungria de 16 a 19 de maio. O time embarca na segunda-feira (14/5) rumo ao país europeu. 

Em 2016, a equipe de Ourinhos foi a campeã do torneio internacional da Espanha.

Notícias Relacionadas