Sesi-SP assina convênio para o Programa Atleta do Futuro em mais três cidades do Vale do Paraíba

Santa Branca, Jambeiro e Monteiro Lobato terão o apoio do Sesi-SP para levar a prática esportiva para mais de mil crianças na região

Isabela - 20/03/2014

Ariett Gouveia, Agência Indusnet Fiesp, do Vale do Paraíba

O Programa Atleta do Futuro (PAF) chegou a mais três cidades nesta quinta-feira (20/03). Santa Branca, Jambeiro e Monteiro Lobato, todas na região do Vale do Paraíba, assinaram o convênio com o Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), promovendo o acesso de mais de mil crianças à prática esportiva.

Em Santa Branca, serão atendidas 220 crianças e jovens nas modalidades natação, futsal e handebol. Na cidade de Jambeiro, as modalidades são voleibol, futebol e futsal, que serão oferecidas para 360 alunos. Já em Monteiro Lobato, a parceria será para atender 500 meninos e meninas na prática de futebol, basquete e hapkidô.

Assinatura do PAF em Monteiro Lobato Na Câmara Municipal de Santa Branca, Sesi-SP e Prefeitura assinam parceira do PAF. Foto: Tamna Waqued/Fiesp

“Vemos no olhar de cada criança a alegria de poder participar desse projeto”, disse o prefeito de Santa Branca, Adriano Pereira, que contou também com o apoio da empresa Usimabe – Usinagem e Ferramentaria, para implantar o PAF na cidade. “O Atleta do Futuro é um presente que a nossa cidade ganha do Sesi-SP e será um marco para todas as crianças e jovens, porque será fundamental para a promoção da cidadania e formação do caráter.”

Em Monteiro Lobato, os alunos fizeram uma demonstração do hapkidô, um dos esportes que vão contar com o apoio do PAF.

Para Paulo Skaf, presidente do Sesi-SP e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a indústria investe no esporte porque acredita que ele faz parte da educação integral. “Quando, desde cedo, a criança pratica esporte, isso fica para a vida toda. Esporte é saúde e esporte também é educação”, declarou. “Com o PAF, além da estrutura esportiva do Sesi-SP, contamos também com a estrutura que já existe na cidade, para que ele seja utilizado ao máximo. Trazemos a metodologia do Sesi-SP, treinamos os professores locais, tudo para estimular que a moçada crie o hábito de praticar esporte.”

Assinatura do PAF em Monteiro Lobato Presidente da Fiesp e do Sesi-SP, Paulo Skaf (3º da esq. para dir.) assina convênio do Programa Atleta do Futuro em Monteiro Lobato. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp

Outros pedidos

Aproveitando a presença do presidente do Sesi-SP na cidade, o prefeito de Santa Branca fez outros pedidos de parceria: oferta de cursos profissionalizantes na cidade, criação de um curso de inclusão digital, implantação do sistema Sesi-SP de ensino nas escolas municipais e a realização das palestras do Programa Alimente-se Bem.

Skaf deu encaminhamento imediato aos pedidos do prefeito. Autorizou a contratação de um professor de informática para o curso de inclusão digital, que deve começar em maio; solicitou o agendamento de reunião com a secretária de educação de Santa Branca para iniciar o Sistema Sesi de Ensino já em 2015; pediu que a cidade seja incluída na programação do Alimente-se Bem e organizou um levantamento entre as empresas da região para verificar qual a demanda de cursos profissionalizantes.

Em Monteiro Lobato, o presidente também anunciou a criação do curso de inclusão digital em maio, utilizando o espaço e os equipamentos disponíveis na cidade.

Notícias Relacionadas