Quatro lutadoras representam o Sesi-SP no Mundial de Luta Olímpica em Las Vegas

A competição é a primeira seletiva da modalidade para os Jogos Olímpicos Rio 2016

Alice - 04/09/2015

Amanda Demétrio, Agência Indusnet Fiesp

Começa nesta segunda-feira (07/9) o Campeonato Mundial de Luta Olímpica Sênior 2015, em Las Vegas. E, após uma semana de fase final de treinamentos no Rio de Janeiro, Aline Silva, Gilda Oliveira, Kamila Barbosa e Lais Nunes, atletas do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), embarcam na noite desta sexta-feira (04/9) para os Estados Unidos em busca de mais medalhas para o Brasil.

As lutadoras, que estão entre os 17 nomes convocados para competir pela seleção brasileira, ainda brigarão por vagas para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. A competição em Las Vegas será a primeira da modalidade a valer vaga olímpica. Os seis primeiros atletas de cada categoria de peso olímpico nos três estilos garantem a vaga. Mais duas categorias não olímpicas serão disputadas no torneio, que acontece no Orleans Hotel & Arena, até 12 de setembro.

Aline Silva, vice-campeã mundial em 2014 na categoria até 75kg, conquista inédita na história da luta olímpica brasileira, se diz pronta para mais um mundial. Mesmo com pressão constante, ainda mais após a conquista do ano passado, a atleta procura não absorver a cobrança para não atrapalhar sua preparação.

"A pressão por mais uma conquista existe, mas eu procuro não ligar para ela. Essa cobrança nem sempre ajuda, eu tenho que focar mesmo no meu treino e no meu dia a dia. Ainda mais pelas surpresas que podem ter, já que em um mundial pode acontecer de tudo", comentou Aline, que brigará não só por mais uma medalha em mundial como também por uma vaga nas Olímpiadas Rio 2016.

Medalhista de bronze do Grand Prix de Paris, Lais Nunes (até 63kg) embarca para o mundial confiante com o trabalho realizado até o momento. "Minhas expectativas são as melhores possíveis. Vou para lá fazer o meu melhor. É bem difícil medir agora se já vou conseguir uma vaga para as olímpiadas, até porque estará muito disputado. Mas eu acredito nas minhas chances e vou buscar o meu lugar".

Demonstrando tranquilidade, a atleta Kamila Barbosa, estreante em campeonatos mundiais, diz que irá encarar o mundial como mais uma competição importante, mas absorver muito a pressão.

"Todo campeonato gera uma certa ansiedade, este, sendo o meu primeiro mundial e ainda valendo vaga para as olímpiadas, deveria gerar uma ansiedade maior, mas estou tranquila, conseguindo levar como mais uma competição importante para mim. Minha expectativa é grande demais, quero vivenciar tudo isso, estar junto com os melhores do mundo", comentou a lutadora da categoria até 48kg.

Sobre a possível classificação para o Rio 2016, Kamila afirma que o Mundial em Las Vegas “um dos maiores desafios da minha carreira até hoje, mas acredito que posso repetir o feito do começo do ano, quando consegui a vaga para o Pan-Americano".

Os confrontos eliminatórios serão disputados a partir das 14h (horário de Brasília), e as provas finais começam a ser disputadas às 22h30.

As lutas podem ser acompanhadas ao vivo no site da organização – http://uww.io/Xe7WU

Dia 07/09
Estilo greco-romano
André Felipe Feitosa - até 66kg
Ãngelo Moreira - até 75kg
Davi Albino até - 98kg

Dia 08 /09
Estilo greco-romano
Diego Romanelli - até 59kg
Eduard Soghomonyan - até 130kg

Dia 09 /09
Estilo greco-romano
Ronisson Santiago - até 85kg

Estilo livre feminino
Kamila Baborsa - até 48kg
Giullia Penalber - até 53kg
Gilda Oliveira - até 69kg

Dia 10/09
Estilo livre feminino
Joice Silva - até 58kg
Lais Nunes - até 63kg
Aline Silva - até 75kg

Estilo livre masculino
Waldeci Silva - até 65kg

Dia 11/09
Estilo livre masculino
Adrian Jaoude - até 86kg

Dia 12/09
Estilo livre masculino
Uziel Júnior - até 57kg
Pedro Rocha - até 74kg
Hugo Cunha - até 125kg

Notícias Relacionadas