Programa Sesi-SP Atleta do Futuro chega a 10.200 alunos da rede municipal de Taubaté

Formato ampliado do convênio prevê a capacitação de instrutores de escolas públicas para desenvolver a metodologia

- 10/03/2017

Agência Indusnet Fiesp

Em cerimônia com a presença das nadadoras do Sesi-SP e da seleção brasileira Etiene Medeiros e Daynara de Paula, o município de Taubaté assinou nesta sexta-feira (10/3) o novo convênio para o desenvolvimento de formação esportiva do Programa Sesi-SP Atleta do Futuro (PAF). Paulo Skaf, presidente da Fiesp e do Sesi-SP, assinou pela entidade. “É uma forma de estimular o esporte no Estado de São Paulo”, disse Skaf, ressaltando o benefício para os estudantes.”O esporte transforma e dá saúde”, afirmou.

Criado para estimular a prática esportiva e a cidadania, o programa Sesi-SP Atleta do Futuro está presente em 201 municípios e contempla 84 mil participantes entre 6 e 17 anos.

O novo acordo inclui a transferência da metodologia do PAF para a rede municipal de ensino. A parceria incluirá a capacitação de docentes de 54 escolas municipais de Taubaté, treinamento para a utilização da plataforma de gestão do programa, material didático e a cessão de uniformes aos participantes. Com isso, o município terá condições de atender 10.200 alunos de sua rede de ensino.

Além da prática esportiva, os alunos do PAF recebem orientação em temas transversais como saúde, trabalho, consumo consciente, meio ambiente e pluralidade cultural, entre outros. Os instrutores trabalham para difundir valores como ética, superação, autoestima e socialização, com o intuito de ajudar o aluno a se desenvolver de modo pleno.

Estrutura do programa

O Programa Sesi-SP Atleta do Futuro contempla crianças e jovens entre 6 e 17 anos e as atividades estão organizadas em três fases, adequadas para cada faixa etária.

Na fase que compreende crianças entre 6 e 8 anos, os instrutores trabalham para promover qualidade de vida, integração e socialização por meio de jogos e brincadeiras lúdicas. A partir dos 8 anos, os participantes iniciam a prática esportiva, conhecendo as diversas modalidades e suas diferenças.

E dos 11 aos 17 anos, os alunos optam por uma modalidade e realizam treinos específicos. Nesta fase, os atletas podem representar a equipe do Sesi-SP em competições estaduais e nacionais.

Por se tratar de programa de formação esportiva com metodologia própria do Sesi-SP, as aulas esportivas são complementadas por intensa programação nos finais de semana com a participação da família. Todos os profissionais envolvidos passam por capacitações, e os alunos têm acesso a todos os materiais necessários para a prática de diferentes modalidades de esporte.

Paulo Skaf assina convênio do PAF com o município de Taubaté. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp 
Foto: Ayrton Vignola/Fiesp

Notícias Relacionadas