Pan-Americano de Judô tem 2 ouros e 1 prata para o Sesi-SP

Realizada em San Jose, na Costa Rica, competição reúne categorias sub 18 e sub 21

Graciliano - 21/07/2015

Amanda Demétrio, Agência Indusnet Fiesp

Três atletas do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) participaram entre os dias 18 e 21 de julho do Campeonato Pan-Americano de Judô, disputado em San Jose, capital da Costa Rica. Durante os quatro dias de competições, os judocas Igor Morishigue e Renan Torres, da categoria sub 18, e Ellen Furtado, da categoria sub 21, conquistaram dois ouros e uma prata para a seleção brasileira.

Lutando na categoria 55 kg, Renan Torres passou pelo peruano Victor Romero por ippon. Na sequência aplicou um wazari na semifinal contra Jose Eduardo Peralta, de Costa Rica. Na final, lutou com outro atleta da casa, Sebastian Sancho, e saiu campeão da categoria.

Com três ippons e um shido, Igor Morishigue, categoria 81 kg, enfrentou o venezuelano Josmer Ramirez, o colombiano Francisco Balanta e o atleta de Costa Rica Armando Chinchilla. Na semifinal, Igor lutou contra o argentino Santiago Grivel e avançou para final, onde reencontrou o colombiano Francisco Balanta e sagrou-se campeão.

Igor e Renan, do Sesi-SP, com medalhas do Pan de Judô
Igor e Renan, do Sesi-SP, com medalhas do Pan de Judô. Foto: Divulgação

 

Após retornar dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, onde participou como reserva de Maria Suellen Altimam, peso pesado, Ellen Furtado, atual bicampeã pan-americana de judô na classe sub 18, passou por um grande desafio ao disputar uma medalha na categoria sub 21. Mesmo enfrentando atletas da faixa etária de 17 a 20 anos, a judoca mais nova da equipe, com apenas 17 anos, lutou na categoria +78 kg e conquistou a medalha de prata.

ellen_furtado
Ellen Furtado com sua medalha de prata no Pan de Judô. Foto: Divulgação

 

Na contagem geral de medalhas, o Brasil aparece como líder absoluto nas duas categorias. No sub 18, o país tem o total de 16 medalhas, sendo 13 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze. No sub 21 foram 11 de ouro, 3 de prata e 1 de bronze, totalizando 15 medalhas.

Agora, a equipe sub 18 segue para Sarajevo, capital da Bósnia e Herzegovina, onde disputará o Campeonato Mundial de Judô, entre os dias 5 e 10 de agosto. Entre os convocados, além de Igor e Renan, o Sesi-SP terá o atleta Michael Marcelino também participando do principal evento da categoria.

Notícias Relacionadas