Jogos Paulistas de Goalball acontecem no Sesi-SP de Mogi das Cruzes

Quatro equipes do Sesi-SP participam da disputa estadual

Ariett - 29/08/2013

No próximo sábado (31/08), a unidade de Mogi das Cruzes do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) vai sediar a II Etapa dos Jogos Paulistas de Goalball - Feminino e masculino série B. Os jogos começam a ser disputados a partir das 8h30. Além de ser o anfitrião, o Sesi-SP também participa da competição com quatro equipes. 

Estarão no campeonato, times de São Paulo, Guarulhos, Taboão da Serra, Santos, Franca e Limeira. A entrada é gratuita para assistir as partidas. 

Sobre o Goalball

Ao contrário de outras esportes paralímpicos, que foram adaptados para pessoas com deficiência, o goalball foi criado exclusivamente para cegos. O esporte é disputado em uma quadra com as mesmas dimensões da de vôlei (9m de largura por 18m de comprimento). As partidas duram 20 minutos, com dois tempos de 10.

Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. De cada lado da quadra tem um gol com nove metros de largura e 1,2 de altura. Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O arremesso deve ser rasteiro e o objetivo é balançar a rede adversária.


A bola possui um guizo em seu interior que emite sons – existem furos que permitem a passagem do som – para que os jogadores saibam sua direção. O Goalball é um esporte baseado nas percepções tátil e auditiva, por isso não pode haver barulho no ginásio durante a partida, exceto no momento entre o gol e o reinício do jogo. 

Notícias Relacionadas