Equipes de vôlei do Sesi-SP estreiam na semifinal da Copa São Paulo

Times masculino e feminino entram em quadra nesta terça-feira na Vila Leopoldina

Graciliano Toni - 10/08/2015

Amanda Demétrio, Agência Indusnet Fiesp

Estreantes na Copa São Paulo em rodada dupla, os times de vôlei masculino e feminino do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) entram em quadra nesta terça-feira (11/8), na Vila Leopoldina para a disputa da semifinal da competição. Enfrentando o Funvic Taubaté/São Paulo FC, a equipe masculina abre a noite jogando às 18h. Na sequência, às 20h30, é a vez das meninas, que enfrentam o Renata Valinhos/Country.

Sem contar com alguns titulares (Murilo e Serginho convocados pela seleção brasileira principal, Douglas, Aracaju e Thiaguinho, pela seleção sub 23, e Fábio Capalbo, pela equipe sub 21), o Sesi-SP se prepara para um confronto contra uma equipe tradicional e bem conhecida. Para o técnico Marcos Pacheco, esse será um início de temporada forte. Para ele, começar numa semifinal de competição oficial contra uma equipe com históricos recentes cria expectativas.

“A temporada já começa com uma intensidade forte, é uma semifinal de uma competição entre duas equipes que têm um histórico recente. Fizeram a final do Campeonato Paulista do ano passado, uma semifinal de Superliga, lógico que, as duas equipes têm muitos desfalques, mas esse não é um confronto de jogadores, é um confronto de equipes, então joga Sesi-SP contra Taubaté, ponto. É um jogo um pouco diferente nesse sentido, teoricamente os adversários se conhecem, mas existe uma expectativa de quem estará ou não jogando, em função desses desfalques”, comentou Pacheco, que mesmo sem 100% dos seus atletas, quer a vitória.

“Cada time vai tentar minimizar ou arrumar sua equipe da melhor maneira possível para seguir para a final da Copa São Paulo. Nos preparamos bem para esse jogo e nosso objetivo, lógico, é a vitória e chegar novamente à final de uma Copa São Paulo”, finalizou.

Desde que estreou na Copa São Paulo, o Sesi-SP só não foi campeão na edição do ano passado, quando ficou em segundo.

Treino Copa SP de vôlei
Sesi-SP em treino para Copa São Paulo de vôlei. Foto: Raphael Amoroso/Fiesp

 

Meninas em quadra

Pelo lado feminino, as também vice-campeãs da edição passada da competição enfrentam um time jovem, porém muito entrosado, que em pouco tempo de temporada já participou de campeonatos regionais e seletivas para a Superliga, além de avançar para a semifinal da Copa São Paulo. Buscando o tricampeonato do torneio, depois de uma boa temporada, a expectativa é de manter o nível competitivo no próximo ciclo. Mas, nesse início, assim como nas outras equipes, o time terá desfalques importantes, como o da central Fabiana e a ponteira Jaqueline, que estão defendendo a seleção brasileira.

“O Renata Valinhos merece todo o nosso cuidado, respeito e atenção no jogo. Sabemos que o nível estará muito equilibrado. Elas, pelo entrosamento em jogo, e nós, por uma condição técnica individual, não estamos ainda no ideal da equipe, por conta dos desfalques, por condições de treinamento, mas acho que a gente tem condições de fazer um bom jogo, errar o mínimo possível e tentar buscar uma regularidade dentro da partida para que possamos conseguir essa vitória e seguir para a final”, explicou o técnico Talmo de Oliveira.

Se por um lado há desfalques, por outro, o time também conta com o retorno das recém-contratadas Ellen Braga e Angélica Malinverno, após competirem no Grand Prix e nos Jogos Pan-Americanos. Mesmo se apresentando há pouco tempo na equipe, as expectativas é que elas já iniciem os trabalhos desde o primeiro jogo na competição.

Para o técnico Talmo de Oliveira, que treina com um grupo bem renovado, será muito bom para a confiança das atletas começar a temporada com uma semifinal de competição. “Já estamos avançados na Copa São Paulo devido à classificação do ano passado e iniciamos em um ano com um time completamente novo, será muito bom. Por conta das convocações, treinamos algumas vezes com sete atletas apenas, mas as jogadoras que ficaram responderam bem.”

A edição de 2015 da Copa São Paulo começou no dia 1º de agosto e segue até o dia 15. As seis equipes que disputam o campeonato serão distribuídas em duas chaves. No masculino, Vôlei Brasil Kirin e Campinas se enfrentam pela semifinal do grupo do C, enquanto Sesi-SP e Funvic Taubaté se enfrentam pelo grupo D. Os vencedores se encontram na final, marcada para o dia 15 de agosto (sábado), às 19h em local a definir.

No feminino, o E.C.Pinheiros enfrenta o Uniara/Afav pelo grupo C, e o Sesi-SP recebe o Renata Valinhos no grupo D. As equipes vencedoras se enfrentam no dia 14 de agosto, na disputa pela final, às 19h30, (local a definir).

Notícias Relacionadas