Em busca da vaga na semifinal, Sesi-SP encara São Caetano fora de casa

Jogo será o primeiro dos dois programados pelas quartas de final do campeonato paulista. Em caso de vitória para cada lado, vaga será definida no 'golden set'

Talita - 09/09/2013

Lucas Dantas, Agência Indusnet Fiesp 

Mesmo com toda a luta no sábado (31/08), o time masculino do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) foi derrotado pelo Brasil Kirin por 3×2 e não conseguiu a vaga direta para a semifinal do campeonato paulista. Desta forma, a equipe terá que disputar as quartas de final e a primeira partida será já nesta quarta-feira (11/09), contra o São Caetano, fora de casa, às 19h30.

As quartas serão disputadas em duas partidas. Caso cada equipe vença um jogo, após o segundo confronto será disputado um sexto set de 21 pontos, chamado golden set, novidade do campeonato paulista desta temporada.

O técnico Marcos Pacheco durante treino com a equipe masculina de vôlei do Sesi-SP. Foto: Helcio Nagamine/Fiesp O técnico Marcos Pacheco durante treino com a equipe masculina de vôlei do Sesi-SP.  
Foto: Helcio Nagamine/Fiesp

Para o técnico Marcos Pacheco, apesar da vitória por 3×0 na primeira fase, nada de achar que o confronto será fácil. O foco é total em uma fase que não se pode errar, sob pena de não conseguir recuperar mais à frente. “Agora não tem direito de errar. O campeonato é o mesmo, mas é outra fase, é eliminatória. Não tem mais aquele jogo lá na frente, tabela, nada disso. Uma derrota e complica demais. O time tem que estar muito focado, mas sabemos onde queremos chegar e precisamos entrar bem”, avaliou o treinador, que não poupará ninguém visando a Superliga que se inicia sábado (14/09), contra o Funvic, em Taubaté (SP).

Pacheco garante que o time da indústria irá com ‘força máxima para os dois jogos’. “As pessoas não estão falando muito, está muito esquecido, mas o primeiro turno da Superliga é o que vai definir o balizamento da Copa Brasil, que dá vaga para o Sul-Americano. Em termos de campeonato, podemos até pensar ‘tem jogo de volta’, mas agora não mais é assim. Precisamos encarar já e fazer o máximo de pontos para conseguir se classificar bem para essa nova competição”, afirmou.

A Copa Brasil será disputada em janeiro de 2014 pelos oito melhores colocados no primeiro turno da Superliga, em sistema mata-mata. O campeão se classificará direto para o Sul-Americano de 2014.

Novas regras

Após seis partidas da primeira fase do Paulista, era de se esperar uma adaptação ao novo sistema de 21 pontos, certo? Não. Para o Pacheco, a mudança ainda não foi completamente absorvida e o foco é muito maior para não perder o tempo com as mudanças de jogo. E se pudesse, voltaria para 25 pontos. “Não quero entrar no mérito de como foi decidido ou por qual motivo, não é isso, mas se pudesse escolher, eu preferia 25 pontos. Tinha mais tempo para tentar reverter um quadro, uma situação negativa. Eu ainda não tenho o timing do jogo naturalmente. Meu foco precisa ser muito maior, não deu para acostumar”, declarou.

Sobre o golden set, recurso que poderá decidir a vaga, em caso de uma vitória para cada time no confronto de dois jogos, Pacheco também vê como novidade. “É uma situação que nunca vivi na vida. Não deve ser fácil. Decidir em um set é pesado. Não tenho ideia nenhuma do que esperar. Deve ser desgastante técnica e fisicamente, mas não temos como saber agora como cada jogador estará ou como time estará ao final de cinco sets. Numa referência grosseira, é como a disputa por pênaltis no futebol. Depois de uma partida dificílima, mais um set de 21 pontos para decidir tudo. Mas só poderemos saber na hora, se acontecer”.

Após a partida de quarta-feira, o Sesi-SP retoma os treinos na quinta à tarde visando a estreia na Superliga contra o Taubaté, no sábado, fora de casa, às 18h. O jogo de volta contra o São Caetano está marcado para quinta-feira (19/09), na Vila Leopoldina. O vencedor enfrenta o time que ganhar o confronto entre São José dos Campos e Atibaia.

Serviço

Campeonato paulista – Quartas de Final – Primeiro jogo
Jogo: São Caetano x  Sesi-SP
Data e Horário: 11 de setembro, quarta-feira, às 19h
Local: Ginásio Lauro Gomes (Av. Walter Thomé, 64 – Bairro Olímpico, São Caetano do Sul, SP)

Notícias Relacionadas