Depois de bronze e prata, Ana Marcela ganha ouro, nos 25 km, em Kazan

Nadadora alcança seu décimo terceiro pódio consecutivo e é bicampeã mundial

Graciliano - 01/08/2015

Amanda Demétrio, Agência Indusnet Fiesp

Depois do bronze nos 10 km e da prata nos 5 km por equipes, agora Ana Marcela é ouro! Nadando a prova dos 25 quilômetros no Mundial de Kazan, defendendo o título conquistado na edição de 2011, em Xangai, quando se tornou a primeira brasileira a vencer um mundial de desporto aquático, a nadadora do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), terminou o trajeto na manhã deste sábado (1/8) com o tempo de 5:13.47 e se tornou bicampeã mundial nos 25 km, título inédito no Brasil.

Ana Marcela Cunha caiu no rio Kazanka por volta das 2h da manhã (horário de Brasília) e fechou a primeira volta na décima oitava posição. Com o decorrer do trajeto, a nadadora foi baixando posições. Do segundo contorno no décimo terceiro lugar, Ana forçou as braçadas e desceu para quinta na terceira volta. Braçada a braçada, não demorou muito para Ana aparecer na frente. Na sexta volta a atleta assumiu a liderança e seguiu na frente, revezando algumas vezes com a segunda colocada, a húngara Anna Olasz (26 segundos atrás da liderança). Em terceiro ficou a alemã Angela Maurer, que concluiu a prova 1min20s3 atrás da brasileira.

Após subir no pódio nas duas primeiras provas da competição e garantir sua vaga para os Jogos Olímpicos Rio 2016, Ana nadou a última etapa e foi a única atleta da equipe brasileira a conquistar medalha em todas as provas em Kazan. Ela chegou ao seu décimo terceiro pódio consecutivo em competições oficiais da Fina (Federação Internacional de Natação).

Tricampeã em Copa do Mundo de Maratona Aquática, foram oito pódios seguidos no ano passado, duas etapas em 2015 (prata em Cozumel e ouro na Hungria) e agora três conquistas nas três provas da modalidade no Mundial de Kazan. A última vez que Ana nadou uma etapa e não subiu ao pódio foi no fim da temporada de 2013, quando ficou em quarto lugar em Hong Kong.

Ana Marcela com a medalha de ouro em Kazan
Ana Marcela, do Sesi-SP. Foto: Ayrton Vignola

Notícias Relacionadas