Alunos do Try Rugby do Sesi-SP embarcam para Intercambio no Reino Unido

Projeto Try Rugby é resultado de uma parceria entre o Sesi-SP, British Council e a Premiership Rugby

Alice - 03/09/2015

Amanda Demétrio, Agência Indusnet Fiesp 

Quatro alunos do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) embarcam nesta quinta-feira (03/9) para um intercâmbio cultural e esportivo no Reino Unido. Promovido pela Fundação Engage, o encontro ainda deve contar com a participação de alguns países que, assim como o Brasil, desenvolvem programas sociais que utilizam o esporte como ferramenta de desenvolvimento social e educacional.

Entre os países participantes, estão confirmadas escolas da França, Estados Unidos, Uganda e da Inglaterra.

A Premiership Rugby, parceira no evento, destinou algumas vagas para as escolas do Sesi-SP, com quem desenvolve o projeto Try Rugby desde 2012.

Milena Galete, Maria Fernanda de Oliveira, Gustavo Souza e Fábio Augusto de Ferraz, alunos da unidade do Sesi em Indaiatuba e do projeto Atleta do Futuro, vão compor a delegação brasileira no intercâmbio. O professor Erivelton Bispo acompanha os alunos do Sesi-SP. O grupo viaja com 10 alunos e dois responsáveis.

Da esquerda para direita:Maria Fernanda de Oliveira, Fabio Augusto Ferraz de Sousa, Professor Erivelton Bispo Vieira, Milena Galete Santos, Gustavo Souza Silva/ Divulgação Sesi-SP  
Da esquerda para direita:Maria Fernanda de Oliveira, Fabio Augusto Ferraz de Sousa,
Professor Erivelton Bispo Vieira, Milena Galete Santos, Gustavo Souza Silva/ Divulgação Sesi-SP
 

No projeto TRY Rugby Sesi-SP desde o início, o professor Erivelton comemora a oportunidade. “Acreditamos que é uma oportunidade única para todos os participantes e todas as experiências lá vividas serão parte de um grande crescimento individual, além de promover ainda mais nosso projeto. Estamos muito ansiosos, contando cada minuto até nossa ida”.

Try Rugby
O programa é resultado de uma parceria entre o Sesi-SP, o British Council e a Premiership Rugby, a liga do esporte na Inglaterra. O Try Rugby foi lançado em 2012 em 12 municípios paulistas como ferramenta para promover a inclusão social e disseminar a modalidade no país.

Em outubro de 2013, o presidente da Fiesp e do Sesi-SP, Paulo Skaf, assinou a ampliação do programa para mais sete cidades. Em 2015, mais cinco unidades do Sesi-SP foram contempladas. Ao longo de três anos, o projeto já beneficiou mais de 15 mil alunos. Atualmente, são 24 escolas do Sesi-SP desenvolvendo as atividades para cerca de 6,6 mil alunos.

No programa, técnicos ingleses da Premiership Rugby permanecem no Brasil para organizar, em conjunto com os profissionais do Sesi-SP, aulas, capacitações a docentes de educação física, oficinas a comunidades e empresas e eventos sociais e esportivos.

Em 2013, o projeto já recebeu da Premiership Rugby o prêmio Rugby Expo na categoria programa comunitário do ano, quando superou a marca de 9,3 mil alunos em atividades permanentes e 61 mil participantes em atividades eventuais.

No mesmo ano, a escola de Indaiatuba sediou o Campeonato Brasileiro de Sevens (BR Sevens), competição promovida pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu). O torneio contou com representantes de cinco regiões do Brasil.

O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, atrás apenas do futebol, com pelo menos cinco milhões de praticantes profissionais. O esporte será disputado nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, pela primeira vez.

Notícias Relacionadas