Aline Silva garante vaga na Luta Olímpica para os Jogos do Rio 2016

Lutadora do Sesi-SP fica em quinto no Mundial de Las Vegas

Graciliano Toni - 11/09/2015

Amanda Demétrio, Agência Indusnet Fiesp

Depois da prata inédita na edição anterior do torneio, a lutadora do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), Aline Silva, garantiu nesta quinta-feira (10/09), no Campeonato Mundial de Wrestling 2015, em Las Vegas, Estados Unidos, a primeira vaga da Luta Olímpica brasileira nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A atleta venceu três lutas e acabou em quinto lugar na categoria até 75kg, resultado suficiente para garantir o país no torneio, já que se classificavam as seis primeiras lutadoras por categoria.

Aline começou o quarto dia de competições vencendo a cubana Lisset Echeverria por 6 a 1. Na luta seguinte, Guzel Manyurova, do Cazaquistão saiu na frente e se manteve na liderança com placar de 5 a 4. Quando restavam apenas 14 segundos para o fim, Aline partiu para cima da adversária e conseguiu executar um golpe dentro da área permitida, ganhando mais pontos (7 a 5) e garantindo a vaga nas quartas de finais, além de ficar a uma vitória da vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Na sequência, a brasileira enfrentou mais uma batalha decidida nos detalhes. Aline conseguiu superar a russa Ekaterina Bukina, por uma diferença de apenas um ponto, 5 a 4 e ainda pôde comemorar a vaga nos Jogos Olímpicos. Passada essa conquista, veio a hora de brigar por uma vaga na final. Na semifinal Aline reencontrou Adeline Gray, campeã mundial em 2014 sobre Aline.

A americana abriu 2 a 0 e, mesmo com Aline neutralizando as investidas, Adeline acabou aplicando a cruzeta, abriu vantagem e fechou o placar com 10 a 1, seguindo para a final e deixando Aline na disputa pelo bronze. Na briga por medalha, mais um confronto difícil. A brasileira enfrentou a bielorrussa Vasilisa Marzaliuk, que com 3 a 1 acabou garantindo o bronze. Aline Silva, por não conseguir virar o placar durante os seis minutos de luta, acabou ficando com o quinto lugar.

Além de Aline, mais três atletas do Sesi-SP participaram do Mundial. Kamila Barbosa (48kg) e estreante na competição, Lais Nunes (63kg) e Gilda Oliveira (69kg), foram para Las Vegas tentar uma vaga olímpica, porém, não conseguiram avançar em suas chaves.

Notícias Relacionadas