Educação

Avaliação no ensino médio

Avaliação no ensino médio

A avaliação nas unidades da rede Sesi-SP ocorre durante todo processo de ensino e aprendizagem em diferentes momentos com vários procedimentos.

Independentemente da modalidade de ensino, são realizados os seguintes tipos de avaliação*:

• Diagnóstica – tem como objetivo identificar as hipóteses e os conhecimentos dos estudantes sobre o que será ensinado. Por meio dessa avaliação, o professor busca conhecer o grau de apropriação dos estudantes sobre o que será estudado, antes de iniciar um novo conteúdo, uma nova unidade, uma nova etapa etc. Nessa avaliação não há atribuição de notas ou menções.

• Formativa – Ocorre em todo o processo de ensino e aprendizagem e é destinada à regulação da aprendizagem. Por meio dela, o professor, com base nos dados que vão sendo obtidos, repensa e redireciona sua ação, e o estudante, ao tomar ciência de seus avanços e de suas dificuldades, busca melhorar suas aprendizagens, a partir do feedback dado pelo professor.

• Classificatória – O objetivo dessa avaliação é analisar o desempenho dos estudantes e traduzir essa análise em notas ou menções. É utilizada ao final de uma etapa ou de um ano letivo. Por meio dela, o professor toma decisão com relação à aprovação e à reprovação dos estudantes, classificando-os. A informação obtida com a avaliação formativa é fundamental para a tomada de decisão na avaliação somativa/classificatória, seja no momento de atribuição de notas no final da etapa, seja na decisão sobre a classificação final do estudante.

*Referencial Curricular do Sistema Sesi-SP, 2016, p. 53-55

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