Educação

Proposta pedagógica no ensino fundamental

Proposta pedagógica no ensino fundamental

A proposta pedagógica para o ensino fundamental na rede escolar Sesi-SP está voltada para uma concepção de educação que engloba o ensino, a aprendizagem e a pesquisa, por meio de uma abordagem sociointeracionista, que entende a relação do meio social com o sujeito como determinantes para o indivíduo aprender e construir conhecimentos sobre si e a sua realidade.

Dessa forma, as práticas pedagógicas são mediadas pelas relações que se estabelecem com professores, alunos e o conhecimento.

As aulas são planejadas de acordo com os princípios, fundamentos e pressupostos do Referencial Curricular e também com base no material didático próprio.

Esse material, elaborado por equipe técnica própria, contempla sugestões de professores e gestores das unidades escolares, além das atuais tendências educativas, proporcionando o desenvolvimento de habilidades e competências exigidas para o sujeito que vive no século XXI.

A organização curricular da rede escolar Sesi-SP está pautada no ensino por área de conhecimento. Os Projetos Didáticos, desenvolvidos nas séries iniciais, e o Eixo Integrador, presente a partir do 6º ano, contribuem para o trabalho interdisciplinar, fator que estimula a participação e o gosto pelos estudos, pois estão sempre dialogando sobre o que sabem e o que está sendo aprendido, tornando a aprendizagem significativa.

O Eixo Integrador no Ensino Fundamental II

A partir de 2017, o Sesi-SP incorporou ao currículo dos estudantes do Ensino Fundamental II o "Eixo Integrador".

O objetivo do Eixo Integrador é desenvolver os conhecimentos que são trabalhados nos componentes curriculares de uma forma interdisciplinar, integrada à área de conhecimento. Assim, os estudantes têm a oportuni¬dade de conhecer, integrar e aplicar conteúdos aprendidos e experiências vividas, numa perspectiva de diálogo e interação, para a solução de desafios propostos.

Desse modo, nos ensinos fundamental e médio, os eixos integradores são introduzidos em cada área de conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. E apresentam os principais objetivos:

• Acrescentar conhecimentos à vida e à forma¬ção dos estudantes para além daqueles já pre¬vistos nos componentes curriculares;
• Elaborar uma metodologia de trabalho que possibilite o estabelecimento do trabalho por área de conhecimento, de forma gradativa;
• Incentivar a autonomia da equipe escolar, a des¬peito das orientações e dos temas já instituídos;
• Preparar os estudantes e professores para se¬rem parte de uma equipe de alto desempenho.

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