Educação

Rede escolar Sesi-SP

Escola Sesi-SP. Foto: Julia MoraesO Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) tem uma das maiores redes de ensino particular, composta por 175 escolas, presentes em 111 municípios do Estado.

Acessível para os filhos dos trabalhadores e para os próprios trabalhadores da indústria do Estado de São Paulo, a rede escolar Sesi-SP está presente na vida de seus alunos desde a infância até a formação profissional.

Oferece ensino nas modalidades Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional Técnico de Nível Médio e Educação de Jovens e Adultos. E atende mais de 179 mil alunos, que utilizam material didático construído por professores da própria rede, com a intenção de garantir que os estudantes sejam estimulados a procurar soluções criativas para as atividades propostas e também para situações do cotidiano.

No Sesi-SP é assim. As escolas são equipadas com laboratório de informática educacional, laboratórios de física, química e biologia, bibliotecas, salas multiuso, refeitórios, quadras poliesportivas.

O aluno do ensino fundamental pode estudar, praticar esportes, receber alimentação balanceada e ter acesso a atividades culturais, vivências de ciências e tecnologias, de inglês, orientações de estudo, empreendedorismo, entre outras, durante o dia todo.

Ensino Fundamental. Foto: Everton AmaroQuando alcança o ensino médio, ele não fica mais na escola em tempo integral, mas pode optar por fazer um curso técnico gratuito no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP), sem necessidade de processo seletivo. O aluno que estuda no Sesi-SP de manhã pode fazer Senai-SP à tarde e vice-versa.

Esse processo de articulação entre a Educação Básica do Sesi e a Educação Profissional do Senai constitui oportunidade ímpar para uma sólida formação do cidadão, pois permite que estudantes do ensino médio do Sesi completem sua formação nas escolas do Senai.

Nesta proposta de educação articulada, o aluno adquire conhecimentos científicos e tecnológicos e competências gerais coerentes com as necessidades e expectativas do mundo do trabalho e preparado para o exercício da cidadania.

Por enxergar seus alunos como futuros cidadãos e com a intenção de capacitá-los para o mercado, o Sesi-SP também está atento às novas demandas de educação. Nesse sentido, desde 2012 oferece Educação Profissional Técnica de Nível Médio a alunos concluintes do 1º ano do Ensino Médio do Sesi-SP.

Para obter maiores informações sobre o Regimento Comum da Rede escolar Sesi-SP, acesse aqui.  

Mais que isso, por meio da Educação de Jovens de Adultos, busca atender àqueles que não puderam concluir seus estudos na idade própria, proporcionando a esses alunos a oportunidade de elevar sua escolaridade por meio de novos conhecimentos que podem ser utilizados nas diferentes relações cotidianas.

Para saber como ingressar nos cursos oferecidos na rede escolar Sesi-SP, clique nos links abaixo:

Pesquisa de Unidade


 

twitter sesi-sp