Educação

Educação a distância

O novo Projeto de Educação de Jovens e Adultos prevê a realização dos cursos de Educação a Distância – Ensinos Fundamental e Médio da rede escolar SESI-SP por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, com uso dos livros e DVDs do Novo Telecurso.

Com o uso dessa ferramenta, o SESI-SP reconhece o desenvolvimento de uma efetiva mediação didático-pedagógica, em que se proporciona aos educandos condições de uma aprendizagem autônoma, ampliação e desenvolvimento de habilidades e competências consideradas essenciais para a vida em sociedade.

Nesse novo modelo de EaD, são estabelecidas articulações entre as necessidades e os interesses dos estudantes na vida cotidiana, visando melhor compreensão da realidade em que estão inseridos e respeito ao direito de aprender a aprender, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, propósitos da proposta educacional.

Educação a Distância. Foto: arquivo

Educação de Jovens e Adultos / Educação a Distância

O modelo de Educação de Jovens e Adultos / EaD – Ensinos Fundamental e Médio, ofertado pela rede escolar SESI-SP, o estudante acessa todo o conteúdo disponibilizado em qualquer lugar, a qualquer momento, pela internet, o que permite a ele realizar a gestão de seu próprio aprendizado no ritmo que mais lhe convier.

Esse ambiente constitui-se de fonte para estudos individualizados, oferece diversas funcionalidades e promove a interação entre os atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem (professor-tutor – estudante; estudante – estudante; responsáveis pelo curso – assistente de serviços administrativos).

Proposta Pedagógica

Os cursos de Ensinos Fundamental e Médio têm como princípios: ensino contextualizado, currículo relevante para o mundo do trabalho e práticas sociais, desenvolvimento de habilidades básicas e de competências voltadas para o aprender a aprender, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser no exercício da cidadania e da conquista da identidade.

A mediação didático-pedagógica do processo de ensino e aprendizagem o correrá, através do Moodle, no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA (local no ciberespaço), capaz de oferecer ferramentas que promovem espaços de colaboração, experiências autoinstrutivas, informações e conteúdos curriculares estruturados em diferentes mídias.

No Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, o professor-tutor é responsável pelo desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes regularmente matrículados na rede escolar do SESI-SP.

Acessibilidade aos estudantes com deficiências ou transtornos

No ambiente virtual, os conteúdos foram elaborados em HTML, permitindo o acesso aos conteúdos aos que possuem programas específicos.

Além disso, o ambiente virtual de aprendizagem está configurado para o uso de contraste, aumento e diminuição de fontes, bem como dar acessibilidade através de tecnologias como legenda e linguagem em Libras nos DVDs do Novo Telecurso.

Portanto, é imprescindível que, no ato da inscrição, o interessado ou seu responsável legal tenha ciência inequívoca a respeito da estrutura e funcionamento do curso, como forma de assegurar maior clareza e escolha da melhor forma de estudo que possa atender às reais necessidades do estudante.

Duração dos cursos

Ensino Fundamental: 24 meses, divididos em 4 semestres de 400 horas, a ser cumpridos da seguinte maneira: 20 horas obrigatórias, em cada semestre, de atividades dirigidas e supervisionadas no AVA e 380 horas, em cada semestre, de atividades dirigidas a ser realizadas a critério do estudante em local de livre escolha.

• Ensino Médio: 18 meses, divididos em três semestres de 400 horas, a ser cumpridos da seguinte maneira: 20 horas obrigatórias, em cada semestre, de atividades dirigidas e supervisionadas no AVA e 380 horas, em cada semestre, de atividades dirigidas a ser realizadas a critério do estudante em local de livre escolha.

Organização curricular

Os cursos são desenvolvidos por área de conhecimento, conforme segue.

Ensino Fundamental

Área

Componentes Curriculares

Matemática

 Matemática

Linguagens

Língua Portuguesa, Arte e Língua Estrangeira Moderna – Inglês.

Ciências da Natureza

Ciências

Ciências Humanas

História e Geografia

Ensino Médio

Área

Componentes Curriculares

Matemática

 Matemática

Linguagens

Língua Portuguesa, Arte e Língua Estrangeira Moderna – Inglês.

Ciências da Natureza

Biologia, Química e Física.

Ciências Humanas

História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Material didático

O curso fará uso dos meios pedagógicos do Novo Telecurso – Ensinos Fundamental e Médio (livros e vídeos) e do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), dando a oportunidade aos estudantes o acesso a diferentes formas de aprender.

Ingresso

O ingresso à Educação de Jovens e Adultos – Ensino Fundamental ou Ensino Médio, na modalidade EaD, dar-se-á a partir da ciência do termo de conhecimento e de aceitação sobre a estrutura e funcionamento do curso.

Assim, o candidato ou o responsável deve ler as orientações atentando-se às informações, em especial ao calendário e à relação de documentos que devem ser entregues, bem como à escolha de uma escola do SESI-SP para realizar as provas presenciais.

Após leitura e ciência das informações no portal, o candidato deve preencher os formulários, reunir os documentos solicitados e escolher uma destas três formas de inscrição:
•  pessoalmente, em uma unidade escolar do SESI-SP mais próxima à sua residência;
•  por correio (postal);
•  por correio eletrônico (e-mail).

Ao receber a solicitação de matrícula e a relação dos documentos necessários, o responsável pelas matrículas no Polo realizará a conferência. Se o candidato atender aos critérios estabelecidos, a matrícula será deferida.
No ato da matrícula, o candidato deve ter a idade mínima de 15 anos completos para cursar o Ensino Fundamental e 18 anos completos para o Ensino Médio.

Avaliação

A avaliação do processo de ensino e aprendizagem contempla:
a) o cumprimento da carga horária total do curso;
b) a realização de provas presenciais nas escolas SESI-SP disponibilizadas, por área de conhecimento, as quais são constituídas por questões de múltipla escolha.

Resultados finais da avaliação

A nota de cada prova de uma área de conhecimento será avaliada em uma escala de 0 (zero) a 10,0 (dez). Para aprovação na área, o educando deverá obter, como nota mínima, 5,0 (cinco).
Ao final da avaliação de cada área de conhecimento, o estudante que obtiver a média inferior a 5,0 (cinco) será submetido ao processo de recuperação. Será considerado reprovado, na área de conhecimento, o estudante que, após o processo de recuperação, não obtiver a nota mínima 5,0 (cinco).

Certificação

Para certificação do curso, o estudante deverá ser aprovado em todas as áreas de conhecimento; cumprir o tempo de integralização; e apresentar a documentação pessoal, conforme procedimentos internos.
Acho que é isto:

Os atestados de aprovação serão emitidos por área de conhecimento pelo polo onde o candidato se matriculou.

Pesquisa de Unidade


 

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