o projeto

O primeiro e mais importante centro de formação para novos autores no Brasil

O Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council foi lançado em 2007, em parceria do British Council, com o objetivo de descobrir novos dramaturgos e desenvolver suas habilidades na escrita.

O projeto estimula a invenção e descoberta de novos paradigmas para a criação de dramaturgias que expressem diferentes visões de mundo, linguagens e experimentações estéticas, livres dos padrões do teatro tradicional e comercial.

Inspirados nessa prática pedagógica, foram criados o Núcleo de Dramaturgia SESI-Teatro Guaíra, no Paraná, em 2009, e o Núcleo de Dramaturgia SESI Cultural, no Rio de Janeiro, em 2014, comprovando a capacidade de replicação de boas práticas em outros centros importantes de produção teatral. 

 

Objetivos principais

- criação de um núcleo de descoberta e desenvolvimento de novos textos para as artes cênicas que seja referência nacional para novos autores;

- oferecer um processo de excelência de longo prazo focado no aprimoramento da escrita de novos talentos em dramaturgia e outros textos criativos para artes cênicas;

- incentivar a criação de dramaturgias que expressem novas visões de mundo, linguagens e experimentações estéticas;

- promover oportunidade para que se desenvolvam e tornem-se conhecidos textos oriundos de talentos de comunidades que têm pouca expressão midiática;

- estabelecer um intercâmbio dos autores brasileiros com dramaturgos internacionais.

  Conheça o portfólio. Disponível em português e inglês

                  

O SESI

O Serviço Social da Indústria é uma entidade de direito privado, nos termos da lei civil, estruturada em base federativa para prestar assistência social aos trabalhadores industriais e de atividades assemelhadas em todo o país.

O SESI exerce papel fundamental no desenvolvimento social brasileiro, colaborando efetivamente com a melhoria da qualidade de vida do trabalhador da indústria, seus familiares e comunidade em geral por meio de seus serviços nos campos da educação, saúde, lazer e esporte, cultura, alimentação e outros.

É, também, parceiro das empresas, fornecendo apoio ativo na implantação e desenvolvimento de projetos de benefícios sociais para funcionários. Visite o site www.sesisp.org.br

O British Council

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e laços que gerem benefícios mútuos entre o Reino Unido e os países onde está presente por meio da atuação em cinco áreas: Educação, Lingua Inglesa, Ciências, Artes, Governança / Direitos Humanos. A organização atua em 223 cidades e 109 países, com parceiros como os governos locais em diversas instâncias, organizações não-governamentais e iniciativa privada.

O British Council é uma organização apolítica que trabalha em conjunto com o governo britânico, promovendo oportunidades iguais a todas as pessoas. No Brasil, tem escritórios em Brasília, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo.  Visite o site www.britishcouncil.org.br

Realização: SESI-SP | Parceria: British Council


Núcleo de Dramaturgia SESI - Paraná

O Serviço Social da Indústria do Estado do Paraná inaugurou no dia 10 de março de 2009 um projeto inédito inspirado no Núcleo de Dramaturgia SESI – British Council, de São Paulo.

Desde sua criação, o Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council preocupa-se em desenvolver um projeto em busca da melhoria no universo teatral brasileiro com a descoberta e capacitação de autores inéditos nacionais. Hoje, prestes a formar a segunda turma de novos autores, contenta-nos muito em divulgar o interesse de outras entidades culturais, profissionais renomados e anônimos em nosso projeto.

O Serviço Social da Indústria do Estado do Paraná inaugurou no dia 10 de março de 2009, durante entrega dos prêmios do Troféu Gralha Azul, um projeto inédito inspirado no Núcleo de Dramaturgia SESI – British Council, de São Paulo. Trata-se do Núcleo de Dramaturgia do SESI Paraná, que também promove palestras, mesas-redondas e oficinas abertas ao público interessado e ministradas por dramaturgos renomados, como Marici Salomão – atual coordenadora de nosso projeto em São Paulo.

O dramaturgo e diretor Roberto Alvim é o coordenador literário do Núcleo de Dramaturgia do SESI Paraná. A Marcos Damasceno Companhia de Teatro, de Curitiba, é a responsável pela coordenação de conteúdo e produção do Núcleo, que oferecerá encontros quinzenais aos novos autores selecionados, com atividades teóricas e práticas. Eventos abertos ao público complementam o cronograma. Estão previstas, no decorrer do ano, a publicação no site institucional – www.fiepr.org.br/nucleodedramaturgia – e a leitura dramática dos melhores textos escolhidos, ao final do processo em dezembro.

Para ingressar no projeto os candidatos passarão por um processo de seleção, onde um pequeno texto de sua autoria será avaliado. Serão formadas duas turmas, que trabalharão durante o ano com Roberto Alvim: iniciantes e pessoas com alguma experiência.

Coordenação

Roberto Alvim, além de autor teatral, é diretor, ator e professor de História do Teatro na CAL (Casa das Artes de Laranjeiras). Autor de 11 peças, seus últimos trabalhos no Rio foram Pelecarnesangueossos; Todas as Paisagens Possíveis, Qualquer Espécie de Salvação, Às Vezes É Preciso Usar um Punhal para Atravessar o Caminho, Vagina Dentata e Mundo Pânico. Atualmente é Diretor Artístico do Teatro Ziembinski.

Outras informações sobre o Núcleo de Dramaturgia do SESI Paraná na página www.sesipr.org.br/nucleodedramaturgia/

Voltar

 











Voltar