Galeria de Arte Digital Sesi-SP Workshop

 
Sobre
 
Programação
 
 
Workshop
 
     
  Av. Paulista, 1313 - Cerqueira César
São Paulo - SP
Contatos: (11) 3146-7405/06
 
 
 
 
 

WORKSHOP | SEMINÁRIO   

AVISO

ABERTURA DA MOSTRA VESTÍGIOS PAULISTANOS É ADIADA

Devido à situação atual do país e das manifestações recentes nos arredores do edifício-sede da FIESP e do SESI-SP, a exposição Vestígios Paulistanos – Poética da Metrópole Distraída, prevista para estrear nesta sexta-feira (18/3), teve sua abertura adiada. As quatro obras que compõem a mostra serão disponibilizadas para a interação com o público e exibidas na Galeria de Arte Digital SESI-SP, na Avenida Paulista, a partir do dia 6 de abril de 2016.

_______________________________________________________




29 a 31/03, terça a quinta, das 15h às 19h

Galeria de Arte do SESI-SP | Avenida Paulista, 1313
15 vagas – Gratuito

Público alvo: interessados na criação de uma instalação audiovisual híbrida.

Requisitos: cada participante deve trazer seu próprio computador.

Ministrado por DeCo Nascimento e Tatiana Travisani, autores da obra Contemplação do Invisível

Estruturado no formato work in progress, o workshop aborda o processo de composição, execução, manipulação e sincronização audiovisual híbrida. Serão discutidas as diferenças entre o Live Cinema, Live Electronic e o uso de dispositivos para a criação de um projeto de arte eletrônica. Os artistas pretendem fomentar uma prática em que todo o processo de criação híbrida audiovisual seja autoral, sem utilizar fragmentos sonoros ou visuais retirados de bancos de imagens e sons da web ou qualquer outra livraria pública. Os participantes serão divididos segundo seus interesses (visual ou sonoro) e circularão na Avenida Paulista para captar situações cotidianas da região. O material criado passará por um processo de pós-produção, utilizando diversos softwares em formato Open Source, como o Pure Data, ou outros softwares de que disponham os participantes.


12 e 13/04, terça e quarta, das 19h às 21h 

Galeria de Arte do SESI-SP | Avenida Paulista, 1313
15 vagas – Gratuito 

Público alvo: artistas que não possuem contato com obras baseadas em softwares e demais interessados em conhecer o processo interno de criação da obra. 

Requisitos: cada participante deve trazer seu próprio computador.

Ministrado por Lucas Lespier e Marcelo Nogueira, autores da obra Fragmentos

Quando a obra é criada por artista, software e público, quem pode ser considerado seu autor? Este questionamento está presente na arte generativa, em que os trabalhos são criados por um sistema autônomo desenvolvido pelo artista. O workshop vai introduzir o estudo deste tipo de criação, os softwares envolvidos no processo e, em particular, o software criado para a obra Fragmentos.


 

27 a 29/04, terça a sexta, das 15h às 19h

Galeria de Arte do SESI-SP | Avenida Paulista, 1313
15 vagas – Gratuito

Público alvo: livre. Não há necessidade de conhecimento prévio do tema.

Requisitos: cada participante deve trazer seu próprio computador. 

Ministrado por Alessandra Bochio e Felipe Merker Castellani, dois dos autores da obra Zonas de Indiscernibilidade

O workshop propõe a compreensão dos processos poéticos e operatórios da instalação interativa Zonas de Indiscernibilidade. Os participantes entram em contato com cada etapa da elaboração e criação da instalação e são convidados a explorar seus recursos tecnológicos, em um processo de experimentação prática.



4/05, quarta, das 19h às 21h

Espaço Mezanino | Avenida Paulista, 1313
15 vagas – Gratuito

Público alvo: livre.

Os artistas brasileiros que participam da mostra Vestígios Paulistanos – Poética da Metrópole Distraída conversam sobre seus processos de criação e contam como foi a produção das obras Contemplação do Invisível, Fragmentos e Zonas de Indiscernibilidade.

 

 
 
 
         
     
         

Voltar