Galeria de Arte Digital Sesi-SP Workshop

 
Sobre
 
Programação
 
 
Workshop
 
     
  Av. Paulista, 1313 - Cerqueira César
São Paulo - SP
Contatos: (11) 3146-7405/06
 
 
 
 
 

WORKSHOP | SEMINÁRIO   

 

Softwares de arte generativa
Ministrado por Lucas Lespier e Marcelo Nogueira, autores da obra Fragmentos 

10/10, segunda, das 18h às 22h
Espaço Mezanino | Avenida Paulista, 1313
15 vagas

Inscrições a partir de 3/10

Quando a obra é criada por artista, software e público, quem pode ser considerado seu autor? Este questionamento está presente na arte generativa, em que os trabalhos são criados por um sistema autônomo desenvolvido pelo artista. O workshop vai introduzir o estudo deste tipo de criação, os softwares envolvidos no processo e, em particular, o software criado para a obra Fragmentos.

Público alvo: artistas que não possuem contato com obras baseadas em softwares e demais interessados em conhecer o processo interno de criação da obra.

Requisitos: cada participante deve trazer seu próprio computador.


Lucas Lespier é editor e documentarista. Desenvolve pesquisa sobre os limites do audiovisual na área de Semiótica da PUC-SP. Trabalha com projeção mapeada para palcos de show e fachadas e já realizou obras com performances junto ao SESC, Prefeitura de São Paulo e outras instituições.

Marcelo Nogueira é formado em Análise de Sistemas pela PUC-Campinas e trabalha com a temática da desconstrução do corpo físico no meio digital. Idealizou e produziu junto com Lucas Lespier o espetáculo de dança Deconstruction of The Body para a Virada Cultural de 2013. 

 

Construções audiovisuais: experimentação e criação em tempo real
Ministrado por Alessandra Bochio e Felipe Merker Castellani, dois dos autores da obra Zonas de Indiscernibilidade 

25 a 27/10, terça a quinta, das 14h às 18h
Espaço Mezanino | Avenida Paulista, 1313
15 vagas

Inscrições a partir de 17/10

O workshop propõe a compreensão dos processos poéticos e operatórios da instalação interativa Zonas de Indiscernibilidade. Os participantes entram em contato com cada etapa da elaboração e criação da instalação e são convidados a explorar seus recursos tecnológicos, em um processo de experimentação prática.

Público alvo: livre. Não há necessidade de conhecimento prévio do tema.

Requisitos: cada participante deve trazer seu próprio computador.

 

Alessandra Bochio é doutora em Artes Visuais pela ECA. Recentemente organizou, com outros autores, o livro arte_corpo_tecnologia (2014). Atua em colaboração com outros artistas de diversas linguagens na realização de performances e instalações audiovisuais. Apresentou seus trabalhos na mostra Arquinterface (2015), na Galeria de Arte Digital do SESI-SP, no Sonorities Festival (2014), em Belfast, no Instituto Cervantes (2014) e na Université Paris 8 (2014), ambos em Paris, no evento #12.ART, em Brasília (2013), dentre outros.

Felipe Merker Castellani é mestre e doutorando em música na UNICAMP. Suas pesquisas tanto práticas quanto teóricas envolvem a criação musical relacionada com outras práticas artísticas, como o vídeo e a dança e tecnologia. 

 

Bate-papo com artistas

4/11, sexta, das 15h às 17h
Espaço Mezanino | Avenida Paulista, 1313
50 vagas

Inscrições a partir de 27/10 

Os artistas brasileiros que participam da mostra Vestígios Paulistanos – Poética da Metrópole Distraída conversam sobre seus processos de criação e contam como foi a produção das obras Contemplação do InvisívelFragmentos e Zonas de Indiscernibilidade.

Público alvo: livre.

 

Work in progress de integração audiovisual em tempo real
Ministrado por DeCo Nascimento e Tatiana Travisani, autores da obra Contemplação do Invisível

9 a 11/11, quarta a sexta, das 14h às 18h
Espaço Mezanino | Avenida Paulista, 1313
15 vagas

Inscrições a partir de 1/11

Estruturado no formato work in progress, o workshop aborda o processo de composição, execução, manipulação e sincronização audiovisual híbrida. Serão discutidas as diferenças entre o Live Cinema, Live Electronic e o uso de dispositivos para a criação de um projeto de arte eletrônica. Os artistas pretendem fomentar uma prática em que todo o processo de criação híbrida audiovisual seja autoral, sem utilizar fragmentos sonoros ou visuais retirados de bancos de imagens e sons da web ou qualquer outra livraria pública. Os participantes serão divididos segundo seus interesses (visual ou sonoro) e circularão na Avenida Paulista para captar situações cotidianas da região. O material criado passará por um processo de pós-produção, utilizando diversos softwares em formato Open Source, como o Pure Data, ou outros softwares de que disponham os participantes.

Público alvo: interessados na criação de uma instalação audiovisual híbrida.

Requisitos: cada participante deve trazer seu próprio computador.

 

Tatiana Travisani é videoartista e pós-doutoranda em Artes Visuais pela ECA-USP. Investiga as performances sonoro-visuais em tempo real. Faz parte do coletivo internacional de artistas e curadores RED NOMADE e do Vision@rias, coletivo espanhol de mulheres VJs.

DeCo Nascimento é artista sonoro, compositor de música eletrônica, doutor em Arte: Produção e investigação pela Facultad de Bellas Artes San Carlos (Espanha) e membro da Asociación Nacional de Investigadores en Artes Visuales da Espanha. http://classicosdecalcada.net/

  

                PARCERIA                                                              APOIO

 

 

 

  

 
         
     
         

 

 

Voltar